"Motorista-Professor" está mudando sua vida graças ao Nead

Lourisval é motorista da UESPI desde 2006

Que a Educação à Distância muda vidas, disso não se tem dúvidas. Vários alunos conquistaram sonhos graças ao Núcleo de Educação a Distância - NEAD. Mas dessa vez contaremos a história de Lourisval Vieira Soares, um servidor da Universidade Estadual que resolveu dar continuidade aos estudos e como está sempre rodeado de Mestres e Doutores, resolveu que queria ser professor.


Image title

Lourisval é motorista da UESPI desde 2006, quando foi aprovado no último concurso para o cargo. Antes disso, trabalhou como vendedor de picolé, ajudante de pedreiro, padeiro, auxiliar de entregas, frentista, artesão, cabeleireiro, garçom e moto taxista. Foram tantas ocupações que ele quase perde o fôlego ao falar das diversas formas que arranjou de ganhar a vida. Tudo isso fez com que ele passasse 10 anos sem estudar e após retomar, somente em 2008, concluiu o Ensino Médio.

No vestibular de 2010, ele conseguiu aprovação para o curso de Letras Português, no polo de Monsenhor Gil. Mas as dificuldades persistiram durante 4 anos de curso. A primeira foi a falta de habilidade com computador e internet, seguida das várias viagens que tinha que fazer a trabalho, perdendo aulas, mas sempre as recompensando.

"Perdi alguns encontros presenciais e alguns prazos de atividades por está viajando a serviço da UESPI. Mesmo andando sempre com meu notebook, em algumas cidades não tinha internet, inviabilizando assim a participação em fóruns, mas sempre recompensava com algum trabalho extra exigido pelos tutores e coordenadores", explicou Lourisval.

Os próximos passos para o recém formado em Letras Português são as Pós-Graduações. "Primeiro vou fazer uma Especialização, para em seguida concorrer a uma vaga de Tutor no Nead e poder dar a contribuição a outros alunos, como tive enquanto graduando em Letras Português. Só depois farei Mestrado e Doutorado. Enquanto isso vou fazendo concursos para professor estadual e municipal", destaca.

Os amigos foram prestigiar um dos momentos importantes da vida de Lourisval, Alessandro Mororó (Chefe do Setor de Transportes da UESPI) e a Profa. Laura Torres (Coord. de Tutoria de Letras Espanhol do Nead/UESPI). Quando questionado se haveria um sonho maior, prontamente enfatizou: "Pretendo um dia ser professor da UESPI, assim como os docentes que transporto diariamente".

A Educação à Distância proporciona a muitos cidadãos piauienses o sonho de conseguir ter um curso superior, sem ter que abandonar o emprego, a exemplo de Lourisval Vieira, que não teria condições de se graduar no Regime Regular, pois não teria tempo de associar o trabalho ao curso.


Fonte: Com informações do Portal do Governo