MP realiza reunião sobre retiradas de árvores de praça em Teresina

o projeto prevê o corte de quase 200 árvores no Parque Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O promotor de Justiça Sávio Carvalho, com atuação na defesa do meio ambiente, reuniu-se nesta sexta-feira (09) com moradores do bairro Parque Piauí, na zona sul de Teresina, para colher informações sobre o projeto que envolve o corte de aproximadamente 177 árvores na região. Também participaram do encontro representantes das Secretaria Muicipal do Meio Ambiente (SEMAM), da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), da Superintendência de Trânsito e Transportes (STRANS), da Rede Ambiental do Piauí (Reapi) e da Defensoria Pública.

Os moradores procuraram o Ministério Público para noticiar que a construção do terminal de integração de ônibus na Praça das Ações Comunitárias implicaria na derrubada das árvores. As plantas seriam retiradas na última quarta-feira (07), mas a comunidade ingressou com uma ação popular. Para a população, a praça representa a história do bairro, e as alterações previstas pelo projeto prejudicariam a qualidade de vida dos cidadãos. A comunidade está promovendo atos de protesto: um acampamento está montado na praça há dias para impedir o desmate.

De acordo com a SEMAM, o projeto do terminal de integração está incluso no plano de mobilidade urbana gerenciado pelo Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), com recursos decorrentes de uma emenda parlamentar. A Praça das Ações Comunitárias está localizada em uma área verde, e a Prefeitura do Município tenciona transformá-la em área institucional, ou seja, em um terreno reservado para edificação de equipamentos comunitários. Contudo, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) informou ao Ministério Público que as obras ficarão paralisadas até que fosse definido um entendimento com a população local.

Desse modo, a SDU/Sul ficou responsável pela manutenção da Praça das Ações Comunitárias, incluindo as árvores que lá se encontram. O Promotor de Justiça Sávio Carvalho encaminhará o projeto para a equipe de peritos do Ministério Público, para que um engenheiro florestal, um engenheiro civil e um arquiteto verifiquem a extensão dos danos que poderão ser causados ao meio ambiente, nele incluso o bem-estar dos próprios cidadãos.

“A princípio, nosso posicionamento é no sentido de que as árvores não sejam retiradas, principalmente porque falta uma conscientização maior sobre a importância do meio ambiente. Esse não será um malefício apenas para nós, mas para toda a humanidade, porque os efeitos serão percebidos no futuro, sobretudo em uma cidade como Teresina, em que já sofremos com as condições climáticas. O Ministério Público não é contra o progresso, e muito menos contra os projetos de mobilidade urbana, até porque a cidade precisa disso. Mas é preciso encontrar alternativas para conciliar o crescimento com a questão ambiental, sempre respeitando os laços históricos e até afetivos construídos pela comunidade”, declarou o Promotor de Justiça.

Depois de elaborado o relatório de perícia, o Ministério Público promoverá uma nova audiência, dessa vez também com a participação da SEMPLAN e da PGM, para que seja articulada uma solução definitiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES