MP3 ocupa escola abandonada da zona Sul

O local que há dois anos era ocupado por alunos e professores hoje é espaço livre para o uso de drogas, onde os usuários utilizam as salas de aula para passar a noite entorpecidos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (25) DO JORNAL MEIO NORTE.

O cenário é de destruição: fezes, teto caído e estrutura elétrica danificada. Essa é a situação da Unidade Escolar Professora Áurea Freire, localizada na Avenida Principal do bairro Saci, zona Sul de Teresina. O local que há dois anos era ocupado por alunos e professores hoje é espaço livre para o uso de drogas, onde os usuários utilizam as salas de aula para passar a noite entorpecidos. A população do entorno teme o pior em razão da vizinhança, que costuma realizar assaltos para alimentar o vício.

Em meio a tantos problemas, o MP3 – Movimento pela Paz na Periferia quer ocupar o espaço vazio para transformá-lo em um apêndice da sede do projeto, que fica Avenida Walter Alencar. A ideia é revitalizar o local com atividades profissionalizantes, como cursos de informática, internet e manutenção de computadores. Com o projeto, o grupo busca promover a inclusão social para mais pessoas da comunidade.

Segundo Francisco Júnior, coordenador do MP3, a ideia é ocupar espaços vazios para fazer o trabalho social que o grupo já vem fazendo: “Estamos procurando escolas ou espaços grandes para fazer um trabalho de inclusão social de jovens, principalmente os em situação de risco, que estão envolvidos com gangues e drogas. Vimos que aqui a escola está jogada às traças, por isso vamos chamar a população para nos ajudar, para que possamos limpar aqui e conseguir um comodato junto à SEDUC”, explica. Francisco Júnior avalia a situação da Unidade Escolar Professora Áurea Freire como um “prejuízo”, e compara a situação às penitenciárias lotadas: “Esse espaço do jeito que está é um prejuízo grande. A gente fica dizendo que as penitenciárias não têm mais espaço para os presos porque as autoridades estão abandonando os espaços que deveriam formar pessoas”, diz.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 Repórter: Lucrécio Arrais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES