Mulher abandona cinco dos oito filhos com uma vizinha e foge

Ela teria ido buscar dinheiro com o pai, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nunca mais voltou.

À primeira vista, Ana Flavia Leitão é apaixonada pela maternidade. Teve oito filhos. Mas em fevereiro deste ano, abandonou cinco deles na casa de uma vizinha para buscar dinheiro com o pai, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nunca mais voltou.

? Quase não tinha contato com ela. Um dia ela passou aqui em casa e pediu para olhar as crianças até o dia seguinte ? conta Jussara de Jesus, dona de casa que cuida das crianças desde fevereiro.

Policiais da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) estiveram na casa onde os menores moravam, em Anchieta, para checar denúncias de maus-tratos e descobriram as crianças abandonadas. Quatro delas, entre 2 e 6 anos, foram acolhidas pelo Conselho Tutelar. Segundo Jussara, a quinta filha de Ana Flavia, de 10 anos, que também foi deixada em sua casa, já está morando com o pai.

Outra filha de Ana Flavia, de 12 anos, estaria se prostituindo nas ruas de Marechal Hermes. Segundo Jussara, ela também foi encontrada, na tarde de terça-feira, e levada ao Conselho Tutelar. Vizinhos contam que a menina, desde os 9 anos, tinha brigas constantes com a mãe e fugiu de casa. Para sobreviver, foi viver na rua.

? Uma vez a menina voltou para casa e logo depois começou uma briga. Só escutamos os gritos dentro da casa ? conta uma vizinha, que não quis se identificar.

Jussara acolheu os quatro menores em sua casa durante três meses. Segundo a dona de casa, em nenhum momento as crianças sentiram falta da mãe:

? As menores mal falavam e os maiores nem perceberam a ausência da mãe, passavam o dia todo brincando.

Ana Flavia também não demonstrou saudade dos filhos. Chegou a fazer contatos com Jussara, mas nunca perguntou das crianças. A alegação pelo abadono era a falta de dinheiro.

? Mesmo falando que não tinha condição de ficar com as crianças, ela dizia que enquanto o pai não desse dinheiro, não poderia voltar (para o Rio) ? diz Jussara.

Abandono constante

Vizinhos de Ana Flavia não se surpreenderam com o abandono das crianças. Segundo informações de moradores que não quiseram se identificar, a mãe das crianças viajou por diversas vezes, deixando os menores sozinhos dentro de casa.

? Uma vez fomos deixar comida para as crianças e depois ela ameaçou vários vizinhos, dizendo que sabia cuidar dos filhos ? conta uma das moradoras.

Outros vizinhos contaram que Ana obrigava os filhos menores a ficarem nas ruas vendendo balas ou pedindo dinheiro para ela. Segundo moradores, as crianças passavam o dia nas ruas e não recebiam nenhum tipo de atenção da mãe.

? Quando as crianças estavam em casa só ouvíamos gritaria. Fora isso, estavam sempre na rua pedindo moeda ? conta outro vizinho.

Os maus tratos foram percebidos por Jussara assim que as crianças chegaram. Mãe de quatro filhos, Jussara acolheu as crianças em sua casa e montou um quarto na sala do pequeno apartamento, em Anchieta.

? Eles chegaram aqui muito maltratados, cheios de piolhos e hábitos ruins ? conta Jussara.

Apesar da confusão, os vizinhos sentem-se aliviados com a descoberta da polícia.

? Pelo menos dentro de um abrigo essas crianças serão bem tratadas, podem ter um futuro.

Fonte: Extra