STRANS terá multa eletrônica em vários pontos de Teresina

Inicialmente 30 talonários eletrônicos serão utilizados em vários ponto da cidade

O talonário eletrônico é uma espécie de celular usado pelos agentes de trânsito, que vai substituir o tradicional talão impresso de multas.

Este dispositivo possui a múltiplas funcionalidades e tem como principal função otimizar o processamento dos dados e melhor gerenciamento operacional do trânsito na capital. A previsão é que daqui há 15 dias o procedimento eletrônico já seja usado nas ruas de Teresina.

Inicialmente 30 talonários eletrônicos serão utilizados em vários ponto da cidade. Segundo o gerente de monitoramento da STRANS, Dênis Guerra, a nova ferramenta é muito prática, permitindo rapidez e eficiência na aplicação de multas, evitando típicos erros do antigo talão. Além disso ele, destaca que vai haver uma economia significativa no tempo e no papel gastos para emissão de multas.

Ele relata que com o procedimento manuscrito de multas, perdia-se cerca de 10 dias para notificação ser processada para ser enviada ao condutor. Agora, a multa será enviada imediatamente ao banco de dados e depois encaminhada ao infrator.

O funcionamento do novo aparelho, que é registrado pelo INMETRO, é bastante semelhante com o do smartphone.

Dênis acrescenta que a ferramenta não tem a função exclusiva de aplicar multas, explicando que uma outra utilidade dos talonários, é a câmera fotográfica do aparelho.

Através das fotos, será possível registrar irregularidades, como buracos e falhas na sinalização. Dessa maneira, cobrar ações que agilizem a reparação.

Fonte: Vicente de Paula