Museu da Natureza é inaugurado na Serra da Capivara

Estrutura reúne tecnologia e natureza em uma exposição sensorial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A região que abriga a maior concentração de sítios arqueológicos do país abriu, nesta terça-feira (18), as portas do Museu da Natureza. Localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, município de Coronel José Dias, o complexo cultural reúne conteúdo histórico que remete da criação do universo até o surgimento da raça humana e seus impactos no meio ambiente.

Com uma estrutura arquitetônica em formato de caracol, o espaço conta com exposição de fósseis encontrados na região. São exemplares materiais e virtuais de preguiças gigantes, ursos e outros seres dentre eles de dinossauros e animais da megafauna organizados em ordem cronológica, que passam uma noção real de como era a vida nos primórdios. 

O governador Wellington Dias acredita que o Museu da Natureza reforça o potencial turístico e econômico da região. “É um patrimônio do mundo que cada vez mais será descoberto pelos piauienses, pelos brasileiros e por pessoas de outros continentes. Estamos colocando em apreciação do setor privado o Hotel Serra da Capivara é um conjunto de outros instrumentos como a administração do aeroporto”, pontuou.

A exposição de maneira ilustrativa e interativa como a região da Serra da Capivara e o nordeste brasileiro testemunharam as grandes mudanças climáticas e territoriais. Por meio da tecnologia, o visitante tem possibilidade de conhecer como a paisagem e os seres vivos se transformaram no decorrer dos milhares de anos. São painéis, retroprojetores, som ambiente e até um simulador de asa delta disponíveis para retratar a natureza do parque e sua relação com o planeta. 

Para o curador da exposição, Marcello Dantas, o museu traz uma visão de mundo inspiradora para quem o visita. “Um lugar que revela um Brasil que todos nós desconhecemos, um Brasil que estava aqui antes mesmo dos índios surgirem, índios que viveram antes dos portugueses chegarem. É um lugar que faz refletir sobre o tempo em que estamos, explica.

Arquitetura da natureza

A estrutura do Museu, em formato de espiral reproduz uma forma comumente encontrada na natureza. Folhas, conchas e outras estruturas orgânicas possuem a espiral em sua composição. “É uma forma que representa início e evolução”, explica Elizabete Buco, arquiteta responsável pelo projeto.

Sustentabilidade 

A estrutura do complexo foi planejada para a sustentabilidade. Todo o sistema elétrico e hidráulico possui tecnologia sustentável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES