Museu do Piauí realiza 16ª Semana dos Povos Indígenas

A programação começa nesta quinta-feira (12)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes realiza de 12 a 19 de abril a 16ª Semana dos Povos Indígenas. A programação começa nesta quinta-feira (12), a partir das 8h, com abertura da exposição “Grafismos étnico-urbanos”, que reúne trabalhos de vários artistas, como Aretusa Bispo, Dora Parentes, Jimmy Presley, entre outros. A exposição vai reunir produções artísticas com o olhar urbano sobre a diversidade cultural dos povos indígenas.  

Pela manhã, o Museu realiza o “Ritual do Toré” e em seguida tem a palestra “Vozes ancestrais: conversas sobre a cultura dos povos indígenas”, ministrada pelo pós-doutor Daniel Munduruku. A partir das 14h30 tem a II Conferência Nacional de Educação indígena. No final da tarde haverá mais um Ritual do Toré e outras manifestações da cultura indígena.

O evento vai contar com a presença de lideranças indígenas piauienses, incluindo os Tabajaras, de Piripiri, Canto da Várzea e Lagoa do São Francisco, e os Kariris, de Queimada Nova.

Na sexta-feira (13), serão realizadas as visitas mediadas à exposição, das 8 às 12h. A partir das 9h tem a mesa temática: Povos Indígenas do Piauí e o processo emancipatório pela conquista de seus direitos. À tarde, a partir das 14h, tem a palestra “Etnicidade e Resistência dos Povos Indígenas do Piauí”, com a professora Dra. Claudete Dias. No sábado e domingo tem visita à exposição, das 8 às 12h.

A programação será retomada na próxima terça-feira (17). A partir das 9h tem a palestra “Historiando com os Povos Indígenas do Piauí: descolonizando a história”, com a professora dra. Joian Borges (Ufpi). A partir das 14h tem Cine Museu.

Na quarta, 18 de abril, a partir das 9 horas tem a palestra “Identidade e Processo Emancipatório Indígena: Saúde Diferenciada”, com a prof. dra Laureni Dantas de França (Ufpi/Uninovafapi) e com o Indígena Guajajara, Raimar Pompeu.

A Semana segue até quinta-feira (19), data em que é comemorado o Dia do Índio. A partir das 8h30 tem a palestra “Museu da Comunidade Indígena de Nazaré em Lagoa do São Francisco/Piauí: a cerâmica como patrimônio cultural”, com os acadêmicos Pedro Victor e Dinayana Nascimento Tabajara. Em seguida tem a performance poética “Mas agora eles só têm o dia 19 de abril”, com a atriz Tércia Maria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES