SEÇÕES

Mutirão de cirurgias eletivas reduz fila de espera para pacientes

O projeto deve atender, até dezembro, cerca de 2 mil pacientes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O que senhor João Batista Sousa, de 65 anos, e Arandi José de Oliveira, de 70 anos, têm em comum é uma espera de mais de seis meses para realização de uma cirurgia de hérnia. João Batista trabalha na roça e acredita que seu problema começou com um acidente de trabalho, a ponta da aste de um arado bateu com força em sua barriga. De lá para cá, são alguns anos de dores, consultas, remédios, mas nada de resolver o problema.

Arandi Oliveira já não lembra muito como começou, pois esta será sua quarta cirurgia e a retirada da hérnia já foi realizada duas vezes mas, segundo ele, não foi implantada uma tela, um procedimento que impede a hérnia de voltar a crescer. A felicidade do senhor Arandi é que a diretora do hospital garantir que a tela será implantada.

“Quando ligaram lá pra casa, eu perguntei logo se nesta cirurgia iam colocar a tela, se não, eu nem viria, mas me garantiram que vão. Então, além de ter sido chamado para fazer logo, ainda será com o implante da tela”, afirma Arandi aliviado.

Os dois pacientes receberam a ligação telefônica da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde na semana passada e não acreditavam que a espera de seis meses acabaria neste sábado, aqui no hospital da própria cidade.

“Não foi nem eu, foi a mulher quem recebeu a ligação, ela é quem cuida disso lá em casa. Eu fiquei meio nervoso na hora, mas cheguei cedo, é sinal que o sofrimento vai acabar, se Deus quiser”, avalia o paciente.

A história de João Batista e Arandi retrata a situação de muitos pacientes que esperam meses por uma cirurgia e que no atendimento normal da rede de assistência hospitalar, aí é onde está a eficácia do projeto dos mutirões, como explica a diretora do hospital, Maria Santana Andrade.

“O ideal seria que nossos hospitais atendessem toda a demanda, em curto espaço de tempo, mas nem sempre é possível. Os mutirões são uma convergência de esforços, recursos humanos, equipamentos e pacientes já devidamente triados, assim a gente consegue atender uma quantidade maior de pessoas aproveitando todas as condições que o projeto oferece”, avalia a gestora.

O projeto do Mutirão de Cirurgias Eletivas deve atender, até dezembro deste ano, cerca de 2 mil pacientes com um investimento estimado em 3,8 milhões de reais, além de recursos investidos em equipamentos que fortaleceram a capacidade de atendimento dos hospitais no estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos