Mutirão promove conscientização ambiental na zona Norte de Teresina

O mutirão também conta com ações de conscientização às pessoas

Cerca de 110 famílias estão sendo beneficiadas com o mutirão de limpeza nas ruas que formam o entorno da lagoa do Parque Alvorada, zona Norte de Teresina. O mutirão também conta com ações de conscientização às pessoas sobre a obra de esgotamento sanitário que será implantada naquela região com o objetivo de proteger lagoas e mananciais, reduzindo os índices de doenças de veiculação hídrica e melhorando a qualidade de vida da população.


Image title

 

A lagoa do Parque Alvorada fica localizada ao fundo de 50 casas e está completamente tomada de aguapés. Maria das Graças, mais conhecida como Maria do Frango, conta que a sujeira do local gera acúmulo de insetos em sua casa: “Eu moro aqui há muitos anos com a minha família e às vezes até adoecemos por conta da sujeira que fica na lagoa. Além do constante mau cheiro, também sofremos com insetos e medo de aparecer cobra. Mas a Prefeitura está promovendo essa limpeza e eu tenho muita fé de que verei tudo feito e limpo. Depois, é a hora de cada morador fazer sua parte para manter a limpeza. O carro do lixo passa três vezes por semana, sem falhar, então é só ter o costume de dar o destino certo ao lixo. Outra coisa que me deixa feliz demais é essa obra de esgotamento sanitário. Minha vida, enfim, está mudando para melhor”, comemora.

Ao total, 14 pessoas da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte (SDU/CN) e comunidade realizam a limpeza da lagoa. “É muito importante essa aproximação da sociedade, por isso, só tenho a agradecer a participação dos moradores nessa ação. O mutirão é realização do Programa Lagoas do Norte e nossa preocupação é justamente com a qualidade de vida das pessoas, proporcionando condições básicas de saúde e meio ambiente para a população”, garante o secretário municipal de planejamento e coordenação, Washington Bonfim.

Fonte: Com informações do Portal PMT