Nasa inicia contagem regressiva para lançamento do Discovery

Os astronautas terão uma missão de abastecimento e reparos que vai durar 13 dias

 A Nasa iniciou nesta quinta-feira a contagem regressiva para o lançamento na sexta-feira do Discovery para a Estação Espacial Internacional (ISS), onde os astronautas terão uma missão de abastecimento e reparos que vai durar 13 dias.

No caso de aprovação, as operações de abastecimento do tanque de combustíveis serão iniciadas às 15h00 locais (16h00 de Brasília), para um lançamento às 00H22 (01H22 de Brasília). A Nasa está otimista com os resultados dos testes de uma válvula do sistema de propulsão do Discovery, cuja falha obrigou o adiamento do lançamento programado para quarta-feira.

O "Discovery" tem como missão entregar quase sete toneladas de provisões e equipamento, além de seis ratos para experimentos sobre perda de massa óssea. A missão de 13 dias, que incluirá três caminhadas espaciais de seis horas e meia cada, conta pela primeira vez com dois astronautas hispânicos, os especialistas John Olivas e José Hernández, ambos de origem mexicana. Hernández, de 47 anos, deve enviar atualizações bilíngues de sua primeira viagem espacial através do Twitter. Os outros tripulantes são o especialista sueco Christer Fuglesang, da Agência Espacial Europeia (ESA), e os também especialistas americanos Patrick Forrester e Nicole Stott.

Fonte: Uespi