Natal: Como surgiu e qual seu verdadeiro significado? Saiba!

Comemorado dia 25 de dezembro e em sua véspera, na noite do dia 24.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Comemorado no dia 25 de dezembro e  em sua véspera, na noite do dia 24, o Natal é a data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Conforme registros religiosos, essa data existe e é comemorada, pelo menos, há 1.600 anos, pelo menos de forma parecida como é hoje em dia.

O que significa “natal”?

Aliás, antes de mais nada, a palavra “natal” se refere ao local de nascimento ou ao próprio nascimento de alguém. Uma pessoa que nasceu em São Paulo, por exemplo, tem como “cidade natal” a cidade de São Paulo. Entendeu?Mas, como você já deve ter percebido a diferença, quando a palavra Natal é escrita com “N” maiúsculo está referindo à festa religiosa cristã.

Essa comemoração, inclusive, foi estipulada pela Igreja Católica no ano 350, no século 4, por meio do Papa Júlio I. Desde então, o dia 25 de dezembro ficou oficializado como feriado santo e, com o tempo, entrou para o calendário do mundo ocidental.

O dia 25 de dezembro e o Natal

O problema, no entanto, é que não existe indícios algum de que Jesus Cristo tenha nascido durante o nosso Natal, no dia 25 de dezembro. Existe toda uma explicação complexa para a escolha da data, mas, basicamente, a Igreja resolveu abrir competição à festa pagã da Saturnália, que era celebrada entre os dias 17 e 25 de dezembro.

Símbolos do Natal

Embora muita gente não conheça a fundo o significado do Natal ou de onde vem sua origem verdadeira, é possível que quase todo mundo que comemora essa data conheça pelo menos alguns dos principais símbolos natalinos, que estão presentes nos ritos da época e até mesmo nas decorações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES