Niéde Guidon participa do "Esquenta!" e fala de pinturas rupestres do Parque Serra da Capivara

Niéde Guidon participa do "Esquenta!" e fala de pinturas rupestres do Parque Serra da Capivara

No quadro, ela falou um pouco das pinturas rupestres, e de como está o turismo na região.

A arqueóloga Niéde Guidon, que é Diretora Presidente da Fundação Museu do Homem Americano, localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, participou na tarde deste domingo (22/09) do programa Esquenta!, comandado por Regina Casé.

No quadro, Niéde falou um pouco das pinturas rupestres, e de como está o turismo na região.

"Nós estamos completando 40 anos de pesquisa na região, e a cada nova área onde estudamos, nós descobrimos coisas novas. A região, que hoje é extremamente pobre e árida era coberta na parte alta por uma imensa floresta e tinha uma fauna muito grande, muito diversificada, com aqueles animais gigantescos", diz a arqueóloga.

Casé questionou Niède sobre a serventia das pinturas rupestres: "Eram as escritas deles, eles deixavam nas paredes a história e tudo aquilo que era importante, são símbolos que nós não temos nenhuma condição científica de explicar", afirma Niéde Guidon.

Outro convidado perguntou se existe alguma diferença entre as pinturas rupestres nacionais e as encontradas fora do Brasil: "Aqui, o número de representações humanas é bem maior do que na França, na Europa dominam os animais, finaliza Niéde.

Fonte: Globo.com