Nissan desenvolve carro que é capaz de lê a mente do motorista

Nissan desenvolve carro que é capaz de lê a mente do motorista

A Nissan fechou uma parceria para criar um veículo que pode antecipar os movimentos do carro.

Pense duas vezes ao dirigir um carro da Nissan, pois sua mente pode assumir o controle do veículo. É essa a proposta de tecnologia veicular que a montadora japonesa está desenvolvendo.A Nissan fechou uma parceria com a Ecole Polytechnique Federale de Lausanne, na Suíça, para criar um veículo que pode antecipar os movimentos do carro, como fazer curvas para a direita ou esquerda, após uma análise dos padrões de pensamento do motorista.

Na mesma linha de desenvolvimento, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Berlim usaram um simulador de IMC (Interface Cérebro-Máquina), no qual os motoristas podem parar o carro 130 milésimos de segundo mais rápido através da força do pensamento do que com a ação no pedal do freio do carro. Os cientistas suíços, baseados nesse sistema, conseguiram fazer com que usuários de cadeiras de rodas controlassem algumas funções do carro através da força da mente, por meio da tecnologia IMC.

A equipe de pesquisa, liderada pelo professor Jose del R. Millan, está usando análises estatísticas para permitir que o IMC preveja as intensões do motorista ao dirigir. O sistema vai coletar dados do cérebro por escaneamento, os movimentos oculares e o local que o carro está percorrendo, através de sensores. A ideia é combinar a mente do condutor e as informações do veículo, eliminando os conflitos entre os dois elementos, e resultando em um ambiente mais seguro para a condução do carro.

A Nissan acrescenta que o sistema poderá prever o que o motorista quer fazer na estrada, como uma ultrapassagem ou uma mudança de faixa, e ajustar a manobra com o máximo de segurança, melhorando a experiência da condução.

Fonte: techtudo.com.br