Nissan inaugura fábrica no RJ avalida em R$ 2,6 bilhões e lança compacto renovado New March

A cerimônia de inauguração contou com a presença do CEO global da empresa, o brasileiro Carlos Ghosn

March de cara nova é o 1º carro da Nissan feito no Rio | Uol
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de dois anos após o anúncio de que teria no Brasil uma fábrica sua, e em princípio somente sua, a Nissan inaugurou nesta terça-feira (15), em Resende (RJ), a prometida unidade exclusiva. A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, que produz os modelos Livina e Frontier, compartilha área e estrutura com carros da Renault. O primeiro carro a ser feito no Rio é o New March -- reestilização do compacto que, até agora, só chegava por importação do México.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do CEO global da empresa, o brasileiro Carlos Ghosn; do governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão; do chefão da Nissan para a América Latina, José Luis Valls; e do presidente da Nissan do Brasil, François Dossa -- entre outros executivos da empresa, autoridades, funcionários da fábrica e convidados.

"O complexo industrial da Nissan em Resende é fundamental para atingirmos nossos objetivos de crescimento no Brasil. Nossa meta é atingir 5% de participação de mercado até 2016 (acrescentando 1 ponto percentual ao ano) e ser a primeira entre as marcas japonesas", disse Ghosn, repetindo o mantra dos planos futuros da Nissan.

Anunciada em outubro de 2011, a nova sede custou, no total, R$ 2,6 bilhões aos cofres da empresa -- em janeiro último, a montadora também confirmou a produção de motores no complexo industrial. Sua capacidade de produção anual será de até 200 mil veículos e propulsores. Segundo a Nissan, são 2.000 empregos diretos e mais 2.000 indiretos criados na região de Resende, que já tem fábricas da PSA Peugeot Citroën (em Porto Real).

O PRODUTO

A produção começa a partir desta semana com o New March, de cara nova e recheio mais gordo para encarar Volkswagen up! e Fiat Uno. Ele usará o motor 1.0 16V flex (vindo da fábrica da Renault do Paraná) e o 1.6 16V flex feito em Resende. O March atual continuará sendo importado do México, somente com motor 1.0 e uma lista de equipamentos mais simples (será uma espécie de "March Fire"). O sedã Versa nacional começa a ser feito no segundo semestre, já com facelift. Ambos estreiam a gama 2015 da fabricante.

A nova fábrica foi planejada para produzir veículos da plataforma V, que também é a base do monovolume Note, especulado para ser o substituto da Livina e rival direto do Honda Fit. A Nissan desconversa sobre esse carro.

A montadora vai esperar a constituição de um estoque razoável do New March para então promover um lançamento oficial no Brasil. Os preços só serão divulgados quando o carro chegar às concessionárias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES