No Piauí, 723,2 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe

A campanha de vacinação acontece entre 30 de abril a 20 de maio

O Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra os Vírus da Influenza. Neste sábado (30) acontece o dia D de mobilização nacional. No Piauí, o público-alvo da campanha é de 732,2 mil pessoas. Em todo o país, 49,8 milhões de pessoas devem ser vacinadas até o dia 20 de maio Para isso, serão distribuídas, ao todo, 54 milhões de doses da vacina, sendo 783,5 mil para o estado do Piauí. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% população prioritária, considerada de risco para complicações por gripe.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).  O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; e os funcionários do sistema prisional.

Também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ser respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, cujo principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A campanha de vacinação será realizada entre o período de 30 de abril e 20 de maio e tem por objetivo reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da influenza.

Fonte: Portal MN