No Piauí, mais de 200 mil alunos participam da 1ª fase da OBMEP

Piauí foi o 3º Estado do Brasil com maior percentual de inscritos.

Na terça-feira (06), 209.642 alunos de 643 escolas da rede estadual participaram da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O Piauí foi o 3º Estado do Brasil com o maior percentual de inscritos, ficando atrás apenas de Roraima e Tocantins.

A aplicação das provas aconteceu em todo o Estado, reunindo estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, que nesta competição testam os seus conhecimentos à cerca da matemática.

A 2ª etapa da OBMEP acontece no dia 16 de setembro, onde os alunos farão provas discursivas.      " Devem participar desta fase, 5% dos alunos com maior pontuação em cada nível de cada escola. Não serão classificados alunos com nota zero, mesmo que as vagas para a 2ª fase, em determinado nível não forem inteiramente preenchidas", informou a articuladora da OBMEP na Seduc, Lafayete Carvalho.

Os estudantes que forem classificados para a próxima etapa contarão com um reforço na disciplina de matemática, por meio de aulas do Canal Educação, até a data das provas.
A OBMEP tem contribuído para estimular o estudo da Matemática, incentivando o ingresso desses jovens nas áreas científicas e tecnológicas, e promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Em 2016, o Piauí obteve um resultado recorde na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), conquistando onze medalhas de ouro, vinte medalhas de prata e sessenta e quatro de bronze, além de 567 menções honrosas.


Fonte: Seduc