Nordeste é a região que mais cresce no acesso à web

Em seis meses, local foi o único que ganhou espaço no “bolo” da web no Brasil

A região Nordeste foi a que mais ganhou espaço no acesso à internet no Brasil, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira (14). Até o começo de dezembro, a região foi responsável por 13% dos acessos à web no país, contra 12,09% registrados até junho. Foi a única região a ganhar participação nesse cenário.

Enquanto isso, o Sudeste, que é líder absoluto, caiu de 61,56% para 61,11%. Em segundo vem o Sul, que tinha 16% em junho e agora tem 15,7%. A lista segue com Centro-Oeste (7,48%) e Norte (2,71%). Os dados são do serviço Hitwise Brasil, da empresa Serasa Experian.

De acordo com o levantamento, alguns dos Estados que mais ganharam importância no acesso à web no período estão no Nordeste. É o caso do Rio Grande do Norte, que cresceu 10,1% no período, Paraíba, que viu sua participação crescer 9,14%, e de Pernambuco, que saltou 8,39%. Todos os outros Estados da região também apresentaram algum grau de crescimento: Bahia (7,71%), Ceará (7,19%), Sergipe (7,07%), Alagoas (2,94%), Maranhão (1,81%) e Piauí (0,40%).

Juliano Marcílio, presidente da unidade de serviços de marketing da Serasa Experian para América Latina, diz que os dados reforçam o crescimento da região.

? Embora à primeira vista esses dados possam surpreender parte do público, sabemos que diversos indicadores de mercado têm mostrado que o Nordeste está, realmente, puxando a economia brasileira para cima nos últimos anos. Com a pesquisa do Hitwise Brasil, verificamos que essa tendência existe também na internet.

Fonte: R7, www.r7.com