Nova avenida é inaugurada na zona leste de Teresina

Na ocasião, foi organizado um passeio ciclístico na ciclovia construída na avenida que contou com a participação do prefeito Firmino Filho

CONFIRA REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DO JORNAL MEIO NORTE DESTA SEGUNDA-FEIRA(11)

Com o objetivo de dar mais mobilidade ao trânsito da capital, ontem (10) foi inaugurada a avenida Jânio Quadros, na zona Leste, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU/Leste). Na ocasião, foi organizado um passeio ciclístico na ciclovia construída na avenida que contou com a participação do prefeito Firmino Filho.

Para o vice-prefeito de Teresina e superintendente da SDU/Leste, Ronney Lustosa a obra é de extrema importância para a população que reside na região, pois apenas possuía uma única opção para se locomover. "Essa via será uma alternativa à avenida Presidente Zequinha Freire, que atualmente é o único meio de acesso a região do Planalto do Uruguai e Vale do Gavião. Dessa maneira o tráfego que atualmente é congestionado conseguirá ser mais fluido", explica.

A avenida Jânio Quadros possuirá três quilômetros de comprimento, mas a primeira fase da via entregue, demorou quatro meses para ser construída, está orçada em R$ 1.055.661,00, com extensão de 860 metros, incluindo o canteiro central e pista de mão dupla, com mão e contra mão.

Além dos 860 metros de avenida, Teresina ganhou mais ciclovias, que atualmente não passa de 60 Km. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Galba Coelho, diz que a prefeitura tem incentivado a prática do ciclismo, através de novas ciclovias que darão mobilidade ao cidadão que deseja utilizar a bicicleta tanto para o lazer como para transporte. "Nós estamos vendo a cada dia mais o teresinense querer pedalar, essa obra contempla mais ciclovias a nossa cidade que em breve contará com uma integração entre elas, através do Plano Diretor Cicloviário Integrado, onde poderão, também alugar uma bicicleta em pontos estratégicos da cidade", revela.

Antes do descerramento da placa de inauguração, o prefeito Firmino Filho discursou sobre os benefícios da nova via tanto para a mobilidade urbana quanto para a saúde da população. "Além da de melhorar o trânsito, a nova via que conta com uma ciclovia poderá ser usada para a população se movimentar, exercitar-se. Pesquisas apontam que a cidade que dá condições para o seu morador praticar atividades físicas, possui pessoas mais saudáveis e mais felizes. Por isso, estamos trabalhando para dar essa mobilidade", discursa.

Após a inauguração, o prefeito deu largada ao passei ciclístico, onde também pedalou pela nova avenida. O passeio seguiu em direção a praça Cultural do bairro Dirceu. O evento faz parte dos 162 anos de Teresina e nas próximas semanas outras obras deve ser inauguradas.

Fonte: Rhauan Macedo