Feira dos Municípios 2013 acontecerá no mês de setembro em Teresina

Feira dos Municípios 2013 acontecerá no mês de setembro em Teresina

A expectativa é grande em relação ao evento que reúne as famílias de várias cidades do Piauí.

Apesar de anunciada há poucos dias, já começa a procura por informações sobre a Feira dos Municípios deste ano, que vai acontecer no período de 12 a 15 de setembro, em Teresina. O evento municipalista piauiense, que será realizado pela Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM) e Kalor Produções, com apoio do Sebrae e Governo do Estado promoção do Sistema Meio Norte de Comunicação, será o maior dos últimos anos, segundo os organizadores do evento.

A Feira dos Municípios, que já se consolidou como importante vitrine da cultura e dos produtos das cidades piauienses, é um espaço ideal para as prefeituras mostrarem as potencialidades dos municípios nas áreas de turismo, gastronomia, mineração, extração vegetal, artesanato, confecção, agropecuária e produção de grãos, e conseguirem investidores.Este ano serão convidadas todas as associações de empresarios dos estados braslleiros. Através da feira, os prefeitos vão poder colocar os municípios em posição de destaque.

Para o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, todos os municípios do Estado devem participar da feira, tendo em vista a importância que o evento tem para os prefeitos, já que eles têm interesse em expor as potencialidades e o que há de melhor em cada município.

?É uma oportunidade que as pessoas têm de conhecer a produção, as riquezas e de encontrarem os conterrâneos de suas cidades de origem. Isso é muito significativo. Além disso, a feira se consolidou também como espaço para encontro das famílias do Piauí?, acrescentou.

O local onde a feira será realizada em Teresina ainda não foi definido, o que deve acontecer nas próximas reuniões. Na reunião ocorrida no início da semana, na APPM, foram discutidos e debatidos detalhes sobre o evento, para que a feira supere todas as expectativas dos piauienses.

Última feira reuniu mais de meio milhão de pessoas no local

Na feira, cada município vai poder escolher o espaço para o seu estande de acordo com o tamanho, quantidade e diversidade da coisas de sua terra que quiser mostrar, levando aspectos mais significativos da cultura, seus valores, suas belezas naturais e suas potencialidades para a feira.

Em parceria da APPM com o Sistema de Comunicação Meio Norte, a última Feira dos Municípios aconteceu em 2011 e reuniu mais de meio milhão de pessoas no Espaço do Teresina Shopping. Foram montados 400 estandes e mais de 180 municípios participaram do evento, realizado durante cinco dias e houve transmissão ao vivo da Rede Meio Norte, o que deverá ser repetido na feira deste ano, valorizando ainda mais o evento, os participantes e o municípios.

Ao adqurir o estande, as prefeituras ou empresas vão poder fazer sua decoração e até apresentar também os artistas locais da área da música. Assim, uma grande quantidade de músicos, cantores, compositores e sanfoneiros, por exemplo, passará a se destacar e a mostrar seus trabalhos. Na última feira, muitos artistas e humoristas, que não eram conhecidos do grande público do Piauí, tiveram a chance valiosa de mostrar seus trabalhos já produzidos, como CDs e DVDs. (R.G.)

Prefeitura de Piripiri já confirmou presença

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, um dos partcipantes da reunião, disse que seu município já participou das feiras anteriores e estará presente também na deste ano. ?Vamos mostrar o nosso Polo de Confecções que é muito forte, além de outras potencialidades que temos?, disse o prefeito, otimista

As cinco feiras anteriores foram de grandes sucessos de público, organização e de variedades de produtos. ?A deste ano, será bem maior?, acredita o presidente da APPM, Arinaldo Leal. O evento atrairá visitantes, turistas e investidores, inclusive de outros Estados, como Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Bahia e Ceará.

A Feira dos Municípios terá o engajamento das primeiras-damas municipais, através da Associação Piauiense das Primeiras-Damas do Piauí (APPD), através da qual as Secretarias Municipais de Ações Sociais enfocam e trabalham na organização do evento. Além de promover a integração entre os prefeitos e a aproximação entre os municípios, a Feira dos Municípios estimula o intercâmbio cultural e de negócios e a exposição de tudo que cada um dos municípios tem de melhor no Estado.

Nos próximos dias, na APPM vai ser montado um local onde os prefeitos, empresários e gestores dos municípios vão poder conhecer todos os detalhes da feira e o sistema de comercialização dos estandes. As prefeituras que adquirirem um espaço na feira terão oportunidade de expor sua cultura, os trabalho dos artistas locais, a produção agrícola, os produtos e potencial turístico. Na organização do estande, os prefeitos vão poder dar asas a sua imaginação para mostrar o que há de mais positivo em suas cidades.(R.G.)

Fonte: Raimundo Gomes