Nova técnica usada em cirurgia de Faustão promete controlar diabetes

Reposicionamento de parte do intestino aumenta produção de insulina

 A cirurgia de tratamento de obesidade a que o apresentador Fausto Silva se submeteu há cerca de duas semanas é um procedimento que promete manter o diabetes sob controle. No último domingo (2), Faustão afirmou em seu programa que passou pela cirurgia, feita a partir de técnica criada pelo médico goiano Áureo Ludovico de Paula

. Trata-se de uma nova abordagem para a cirurgia de tratamento da obesidade. “Há duas semanas, uma semana e meia, eu me submeti a algumas cirurgias. (...) Aproveitei e resolvi fazer uma cirurgia chamada bariátrica, que é feita no mundo inteiro e que tem várias técnicas. Só que um médico de Goiânia, chamado Áureo Ludovico de Paula, criou uma técnica diferente (...) que se propõe a curar ou diminuir o diabetes e curar a pressão alta”, afirmou Fausto Silva durante o “Domingão do Faustão”. “Se der certo, eu não só resolvo esses dois problemas de saúde, como também devo perder nos próximos meses entre 20 e 30 quilos”, disse o apresentador.

Faustão afirmou que fez a declaração para esclarecer seu público sobre o assunto e evitar especulações. Por meio da assessoria, ele afirmou que não pretende mais falar sobre o procedimento. A técnica criada pelo médico goiano que operou Faustão é uma nova proposta para a chamada “cirurgia bariátrica” (o nome técnico da operação de redução do estômago), de maneira a permitir também o tratamento do diabetes. Além do “grampeamento” para reduzir o volume estomacal, Ludovico de Paula faz um “reposicionamento” da porção final do intestino delgado – chamada de "íleo".

Fonte: g1, www.g1.com.br