Novas diretrizes sobre o Zika vão mudar como americanos fazem sexo

O principal meio de infecção pelo zika continua sendo o Aedes

Os casais que estejam esperando bebês e cujo parceiro do sexo masculino possa ter sido exposto ao zika vírus devem usar camisinha para fazer sexo vaginal, anal e oral, ou então abster-se de sexo para evitar a transmissão da doença, segundo novas diretrizes divulgadas pelo governo americano.

Novas diretrizes sobre o Zika vão mudar como os americanos fazem sexo
Novas diretrizes sobre o Zika vão mudar como os americanos fazem sexo

O motivo da nova orientação é o fato de que a transmissão sexual do vírus para uma parceira grávida pode representar ameaça ao desenvolvimento do feto, resultando em problemas congênitos.

Se a mulher grávida ou seus parceiros estiveram em uma área onde há transmissão ativa do vírus, eles devem discutir a potencial exposição com um médico para determinar se há necessidade de realização de testes e de acompanhamento especial durante a gravidez.

Por enquanto, o esperma é o único fluido corporal associado com o sexo no qual o zika foi encontrado. Não se sabe quanto tempo a pessoa que tenha tido zika possa transmitir a doença sexualmente. Portanto, os pesquisadores não podem determinar por quanto tempo os homens devem usar camisinha para não transmitir a doença em relações sexuais.

As novas diretrizes foram anunciadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão do governo americano, dois dias depois de a agência confirmar que a primeira transmissão local do vírus nos Estados Unidos aconteceu por meio de relação sexual. Um paciente não identificado em Dallas contraiu o vírus depois de dormir com uma pessoa que esteve recentemente na Venezuela.

O principal meio de infecção pelo zika continua sendo a picada de mosquito. O inseto se contamina picando uma pessoa e transmite o vírus para outras. Esse tipo de transmissão ainda não foi registrado nos Estados Unidos, mas os CDC afirmaram na semana passada que um pequeno surto de zika no país é “provável”.

Conheça as diretrizes sobre a transmissão sexual do zika:

1. Casais que incluem uma mulher grávida e um parceiro homem que tenham viajado ou morado em uma área onde há transmissão do vírus zika;

2. Casais que não estão grávidos, mas que estão preocupados com a transmissão sexual porque o homem viajou ou morou em uma área afetada pelo vírus zika;

3. Casais que querem engravidar, com um homem que tenha viajado recentemente ou morou em uma área com transmissão do vírus zika;

4. Mulheres que não desejam engravidar, mas moraram ou viajaram para áreas afetadas pelo vírus zika;

5. Mulheres grávidas que acabam de viajar para áreas afetadas pelo vírus zika.

Fonte: Com informações do Brasil Post