Governo entraga  para 9 mil professores tablets para início do período letivo no PI

Governo entraga para 9 mil professores tablets para início do período letivo no PI

Professores receberão equipamentos durante a solenidade de abertura do período letivo para alunos da rede pública

Escolas novas, reformadas, bem equipadas e professores preparados. Essa é a nova realidade que os mais de 250 mil alunos da Rede Pública Estadual de Ensino encontrarão na volta às aulas, no início do segundo período letivo do ano.

Nesta quinta-feira (8), a partir das 8h, o governador do Estado, Wilson Martins e o secretário estadual da Educação e Cultura (Seduc), Átila Lira, anunciam, oficialmente, a volta às aulas das escolas estaduais e inauguram o Centro Estadual de Educação Profissional Professor Ruy Leite Berger Filho, localizado no Bairro Alto da Ressurreição.

Na ocasião, serão entregues os primeiros tablets educacionais aos professores da rede pública estadual. No Piauí, serão beneficiados 9.300 professores do Ensino Médio e 5.900 alunos que serão selecionados a partir do rendimento escolar e de olimpíadas educacionais.

Foram investidos mais de R$ 5,3 milhões para subsidiar instrumentos, que vão contribuir para integra a sala de aula com as tecnologias de comunicação e informação disponíveis na atualidade.

Segundo a coordenadora de Tecnologia Educacional da Seduc, Alzira Lopes, o tablet educacional chega ao professor com conteúdo pedagógico, livros e outras informações que irão ajudar na preparação do profissional de educação a fim de que ele possa melhor desenvolver seu trabalho em sala de aula.

?Para que os professores possam aproveitar melhor todos os recursos integrados ao tablet educacional, o Programa Nacional de Formação Continuada, Proinfo Integrado, irá oferecer cursos de formação explorando as possibilidades de uso pedagógico do equipamento?, explica a coordenadora.

CALENDÁRIO ESCOLAR - Segundo o secretário da Educação, Átila Lira, cumprir o calendário escolar é de extrema importância. ?Ficamos felizes em iniciar as nossas aulas no período certo.

Estamos visitando as escolas para dar as boas-vindas e reafirmar o nosso compromisso visando sempre à melhoria do ensino ofertado na Rede Pública.

Vamos aproveitar esse momento de volta às aulas para inaugurar mais um Centro Profissional e garantir cada vez mais um aprendizado de qualidade para a vida das nossas crianças e jovens?, destacou.

Uma das grandes surpresas nesse retorno das aulas será a presença do bailarino Luan Batista. Hoje, formado em balé clássico pela Escola de Balé Bolshoi, o jovem de 17 anos, estudava em Escola da Rede Estadual, em Teresina e foi mantido por 8 anos em Joinville (SC), pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

Luan, que aos 9 anos de idade competiu com cerca de vinte mil alunos de escolas públicas e garantiu uma vaga para estudo na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, conquistou no último mês de junho, o terceiro lugar no XII Concurso Internacional de Ballet em Moscou, na Rússia, a mais difícil competição de Balé do mundo.

Aproveitando as oportunidades certas, hoje Luan é uma prova de aluno egresso da Rede Pública que conquistou o mundo através da dança. Ao se formar no fim de 2012, o bailarino foi contratado pela Cia. Jovem Bolshoi Brasil. ?Assim como fui incentivado pela minha escola a participar deste projeto?, diz.

Fonte: Jornal Meio Norte