Nove municípios já registraram crescimento populacional

O recenseamento realizado até agora em algumas cidades já ultrapassou os 100%.

O crescimento populacional já uma realidade em nove municípios do estado. Isso porque o recenseamento realizado até agora já ultrapassou os 100%. Isso significa que o estimado para a população de cada cidade já foi ultrapassado. De acordo com Pedro Soares, chefe de informação do IBGE, essa superação é baseada nos dados estimados ainda em 2009.

?O valor de cem por cento pode não corresponder a totalidade da população ou domicílios nas cidades, devido ao crescimento ou diminuição da população ou dos domicílios ocupados?, explica o chefe. Ele aponta que outros municípios do estado também vão ultrapassar esse índice de 100%. ?Muitos gestores estão ansiosos com esse crescimento devido a um possível aumento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas é preciso destacar que isso deve ser muito sensível, porque existe um limite de pessoas para que os municípios troquem de índices?, comenta o chefe. Para que um município saia do índice 0.6 é preciso que sua população ultrapasse os 10.188 habitantes, dessa forma indo para o índice 0.8.

Os municípios que já registraram crescimento populacional foram Coronel José Dias, Curralinhos, Guadalupe, Ilha Grande, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Murici dos Portelas, Novo Oriente do Piauí e São Francisco do Piauí. Dentre estes o que até o momento teve o maior índice foi Mucrici dos Portelas, onde o crescimento foi de 6%, seguido de Miguel Leão, com 4%. Esses valores devem aumentar porque o censo não foi encerrado em nenhuma dessas cidades. (T.T.)

Fonte: Thays Teixeira - Jornal Meio Norte