Novembro Azul alerta para atenção à saúde masculina

Novembro Azul alerta para atenção à saúde masculina

A campanha visa alertar a população masculina da necessidade de prevenir o câncer de próstata

Com o objetivo de quebrar preconceitos e salvar vidas, foi lançada essa semana a campanha Novembro Azul, que inspirada em campanha semelhante contra o câncer de mama, visa alertar a população masculina da necessidade de prevenir o câncer de próstata. De acordo com o urologista Giuliano Aita, de cada seis homens um desenvolve o câncer de próstata, por isso a necessidade de estar sempre realizando exames de rotina.

?É importante realizar exames de rotina, pois caso seja detectada a doença, é mais fácil de tratar. Quando diagnosticada em estado avançado é mais complicado. Ele pode até levar à morte?, disse o médico. O câncer de prostata é o segundo mais comum em homens, ficando atras apenas do cancer de pele.

Segundo Giuliano, a campanha irá ajudar a conscientizar estes homens que pouco procuram o urologista. ?O homem, diferente da mulher que é educada desde cedo a ir á ginecologista, não tem o hábito de ir ao médico. Geralmente ele só procura o urologista quando aparece algum problema, quando ele deveria fazer isso periodicamente depois dos 40 anos de idade. Mas caso aparece algum sintoma mais cedo, ele deverá procurar o médico antes?, afirmou, acrescentando que essa é uma campanha muito importante e que toda a sociedade tem que estar atenta.

O objetivo é o mesmo do "outubro rosa": divulgar, esclarecer, sensibilizar e incentivar a população, particularmente os homens na faixa etária acima de 45 anos a realizar os exames de detecção precoce do câncer o qual, sendo diagnosticado na sua fase inicial aumentam muito as chances de sucesso no tratamento.

Fonte: Ass