Novembro Azul alerta para prevenção do câncer de próstata no Piauí

O câncer de próstata ainda é um dos maiores perigos para a saúde masculina e responsável por muitas mortes em todo o mundo

Médico | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) já está com tudo pronto para mais uma campanha Novembro Azul. Assim como acontece em relação à saúde da mulher, com o Outubro Rosa, a iniciativa visa chamar atenção para a prevenção ao câncer. Neste caso, o de próstata. No próximo dia 03 de novembro, às 17h, será realizada uma sessão solene em homenagem aos 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer – Saúde do Homem no Congresso Nacional, em Brasília. Em seguida, o mesmo será iluminado na cor azul.

De acordo com o urologista Giuliano Aita, o câncer de próstata ainda é um dos maiores perigos para a saúde masculina e responsável por muitas mortes em todo o mundo. Ele assevera que essa campanha vem sendo muito importante para dar a visibilidade necessária ao tema “prevenção”.

“Sem prevenção e detecção precoce, há um risco grande de perdemos a batalha para a doença. A cada duas horas morrem no Brasil 3 homens em decorrência do câncer da próstata. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas se o diagnóstico da doença fosse feito em fase precoce. E essa prevenção só ocorre se os homens estiverem conscientes da sua importância e da forma correta de fazê-la”, complementa.

O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.

Giuliano Aita alerta que esse preconceito ainda existe sim e que não pode mais ser uma justificativa para afastar o homem do consultório. “Por isso a informação é a chave principal. Não se pode esperar o aparecimento de sintomas para a consulta ao urologista, que deve ser feita regularmente a partir dos 50 anos. A ideia é, inclusive, quebrar essas barreiras culturais e machistas que ainda existem e mostrar que a vida está acima de tudo. Podemos dizer que a questão tem melhorado nos últimos anos, mas ainda há, sim, esse preconceito. A campanha também tem essa finalidade, de ajudar ao combate ao preconceito”, diz o especialista.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES