Novo prédio do curso de Moda é inaugurado em grande estilo

Durante a cerimônia, a coordenadora do curso de Moda não escondeu sua emoção e entusiasmo com o momento.

Sob a luz dos holofotes e os olhares entusiasmados da comunidade acadêmica, foi inaugurado nesta quarta-feira (24) o moderno prédio do curso de Moda, da UFPI. Após descerrar a placa inaugural do prédio, o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, alunos, diretores de centro e departamento, professores e empreendedores ligados ao mercado de moda local, foram conduzidos pela

coordenadora do curso de Moda, Iara Braga, às instalações dos laboratórios, ateliês e salas de aula que compreendem o prédio.

O evento fez uso de todos os espaços do novo prédio. Na parte superior foi possível conferir o talento do artista teresinense, Portelada, com a exposição de telas que inspiraram as peças apresentadas pelos alunos no primeiro desfile realizado pelo Curso de Moda da UFPI. Outro espaço abrigou o Brechó Estilo UFPI, onde os participantes do projeto, desenvolvido por alunos do curso de jornalismo, poderiam trocar peças de roupas e acessórios. Telas com fotografias de todas as etapas da construção do prédio foram colocadas em todos os ambientes para que os visitantes pudessem entender melhor como o espaço foi edificado.

Realizado, o reitor da UFPI falou sobre o projeto de construção do prédio e das mudanças que Universidade vem implementando para melhorar qualidade do ensino de seus alunos. "Quero abraçar a cada aluno do curso de Moda. Nossa universidade está completando, no próximo mês de março, 40 anos. Mas levamos apenas dois anos para aprovar o projeto, arrecadar recursos e construir o prédio de moda. Nós mudamos e mudamos para melhor. Hoje nós temos bons indicadores para apresentar ao MEC ou a qualquer outro órgão do ministério. Eu tenho muito orgulho de todos vocês, e tenho muito orgulho do que eu faço", disse. Luiz Júnior aproveitou a ocasião e anunciou outra inauguração, a do Hospital Universitário, para 27 de dezembro.

Durante a cerimônia, a coordenadora do curso de Moda não escondeu sua emoção e entusiasmo com o momento. "Aqui estamos realizando de um grande sonho, não só meu, mas de todos os alunos e professores. Só tenho a agradecer ao REUNI, à professora Zozilena Fróz, pela produção do projeto de criação do curso, a todos que acreditam na Moda, na ciência e na tecnologia. Quero parabenizar a todos que se empenharam para que esse momento fosse possível, professores e alunos e ao reitor Luiz Júnior", disse.

José Augusto de Carvalho, diretor do CCE, disse que o espaço é um ganho pra o curso e para a UFPI. "Esse grande momento aguardado por todos foi uma semente plantada pela professora Zozilena e pelo professor Luiz Júnior. Finalmente vamos trabalhar num espaço estruturado e preparado para todas as atividades do curso", ressaltou.

A obra é mais uma ação do Programa de Reestruturação e Expansão de Universidades Federais- REUNI, onde foram investidos R$ 3 milhões. O prédio dispõe de seis salas de aula, uma biblioteca, dois laboratórios e cinco ateliês - destinados aos trabalhos de modelagem, montagem, desenho, estamparia e têxtil. O espaço conta também com uma passarela, onde foi realizado o desfile que prendeu a atenção de todos os presentes. No desfile, modelos apresentaram o vestuário produzido por alguns alunos do curso de moda da UFPI.

Fonte: UFPI