Número de queimadas cresce em Teresina no mês de agosto, diz Corpo de Bombeiros

Número de queimadas cresce em Teresina no mês de agosto, diz Corpo de Bombeiros

Dados do Corpo de Bombeiros mostram que neste mês de agosto ate essa segunda-feira foram registradas 58 queimadas no mato e 24 em terrenos baldios

O número de queimadas este ano é bastante superior ao que foi registrado no mesmo período do ano passado.

Dados do Corpo de Bombeiros mostram que, neste mês de agosto, até essa segunda-feira, foram registradas 58 queimadas no mato e 24 em terrenos baldios, só em Teresina. Além dos prejuízos causados ao meio ambiente, a população é a mais prejudicada com essa prática.

Segundo o professor Rafael Araújo, que mora no Bairro Santa Fé, na zona Sul de Teresina, a incidência de queimadas está muito alta na região onde ele mora e isso acaba incomodando bastante, devido principalmente à fumaça.

?É muito complicado conviver com tanta fumaça. Ela costuma aumentar no turno da noite e fica complicado até para dormir. Por causa disso temos que ficar com portas e janelas fechadas o tempo todo para tentar amenizar a situação.

Além disso, tem a sujeira que ela provoca dentro de casa?, reclamou.

Segundo o ambientalista Kaio Campelo, os problemas ambientais causados pelas queimadas são inúmeros, como enfraquecimento do solo, perda de fauna e flora e a poluição do meio ambiente, com a fumaça. Esse, de acordo com o ambientalista, traz consequências diretas e mais rápidas às pessoas.

?A fumaça irrita a garganta, causa problemas na pele, narinas. Os órgãos devem buscar alguma forma de ter controle sobre essas queimadas para evitar problemas, que trazem como consequência prejuízos para o Estado, pois causam problemas de saúde e a população procura mais os hospitais?, disse.

Para diminuir as incidências de queimadas, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) tem realizado campanhas nas escolas, com panfletos dando dicas de como lidar com essa situação. Além disso, é disponibilizado um telefone para denúncias. Durante a semana as pessoas podem ligar para 3216-2038 e no final de semana é disponibilizado o número 9981-3273. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também disponibiliza um telefone para denúncias de crimes ambientais: 3216-6024.

O Corpo de Bombeiros aconselha às pessoas que forem realizar algum tipo de queimada no quintal de casa ou em algum terreno baldio a tomar alguns cuidados, como comunicar à Secretaria Municipal ou Estadual do Meio Ambiente, para que elas sejam informadas do melhor procedimento a ser feito, de acordo com a área da queimada, para que não corra o risco de o fogo se alastrar.

Fonte: Pollyanna Carvalho