Número de suicídios ainda assusta em Teresina

Teresina registrou entre 2002 a 2012 um total de 656 suicídios

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (10) DO JORNAL MEIO NORTE

É comemorado amanhã o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio, mas esse ainda é um tema pouco discutido na sociedade brasileira e em Teresina não é diferente, o que acaba dificultando a sua prevenção. Enquanto isso, os dados são alarmantes. Os últimos números divulgados pelo Mapa da Violência mostram que Teresina registrou, de 2002 a 2012 um total de 656 suicídios, colocando a capital entre as cidades brasileiras que apresentam os maiores índices desse tipo de morte.

O Coordenador de Comunicação do Centro de Valorização da Vida, Eyder Mendes Vilanova e Silva, afirma que o tema deveria ser abordado de forma mais aberta na sociedade e inclusive na imprensa local, para a busca de soluções de forma mais eficaz. No Brasil, 25 pessoas morrem vítimas de suicídio por dia, mas cerca de 90% dessas mortes poderiam ser evitadas, caso essas pessoas recebessem a ajuda de que precisam.

“A imprensa ainda trata esse assunto como tabu, mas abordar questões relativas a prevenção, mostrando trabalhos realizados, como o CVV, acaba ajudando a evitar esse tipo de morte. Até mesmo o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Teresina deveriam divulgar e apoiar causas como essas, mas isso infelizmente não acontece”, disse.


Clique aqui e curta a página do meionorte.com no Facebook

 

Fonte: Pollyana Carvalho