Nutricionista alerta para os cuidados com comida durante período da Semana Sant

Com isso, muitos exageram durante os banquetes, pois alguns alimentos contêm grandes quantidades de gordura e sal, ou seja, deve haver precaução na escolha dos pratos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O almoço da Semana Santa não se restringe apenas à sexta-feira (3), o final de semana é também data para reunir a família e celebrar da melhor forma possível.


Com isso, muitos exageram durante os banquetes, pois alguns alimentos contêm grandes quantidades de gordura e sal, ou seja, deve haver precaução na escolha dos pratos.

Embora a maioria dos alimentos saudáveis da Semana Santa faça bem à saúde, como peixes, crustáceos, saladas e tortas, a grande quantidade de creme de leite e queijo nem sempre favorece o valor nutricional dos primeiros.

Por isso, Milarinda Melo, nutricionista da Cooperativa de Nutricionistas do Piauí (Coonutri), acredita que deve prevalecer o cuidado na escolha dos ingredientes.

"Além da consciência em não exagerar em certos alimentos, as pessoas devem atentar aos chocolates, escolhendo o mais amargo, que contém menos açúcar e gordura", explica.

Também faz parte procurar alternativas de alimentos mais baratos. É o que faz a dona de casa Ivanilde Silva, que viu opções de preparo econômicas para o sábado e domingo santos.

"O bacalhau ainda é considerado caro, por isso prefiro comprar sardinha para fazer tortas. Fica muito saboroso quando complementado com ovos e legumes", diz.

Além disso, os teresinenses devem levar em conta critérios sobre a escolha dos peixes; realizar um excelente pré- preparo do alimento, além de atentar para as embalagens e congelamento. "Dessa forma, o cozimento será feito de forma adequada e não terão riscos", afirma a nutricionista.

O reaproveitamento é também bastante utilizado. No entanto, a nutricionista explica que o cuidado será redobrado, pois alguns alimentos não são ideais para o outro dia. "Se tem uma preparação que contém molho, queijo ou leite, aconselho a não deixar para o dia seguinte.

Porém, se a pessoa deseja, ela deve fazer o descongelamento dentro da geladeira na parte inferior, e em seguida aquecer no micro-ondas ou no forno, e sempre ficar atento a qualquer alteração de sabor", diz.

Já os musses, tortas geladas e sorvetes, podem e devem permanecer no ambiente gelado de 2 a 3 dias. Sendo Semana Santa ou não, a nutricionista deseja que os peixes sejam alimentos inseridos na alimentação diária da população brasileira.

"Os preparos não devem ser lembrados somente durante o período, e sim no dia a dia, pelo menos três vezes na semana. A alimentação saudável é enriquecida com Ômega 3, prevenindo patologias e controlando outras", finaliza.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES