O que o The Independent, de Londres, tem em comum com o Jornal Meio Norte?

Você sabe o que o The Independent de Londres, na Inglaterra, tem em comum com o Jornal Meio Norte de Teresina, no Piauí?

Você sabe o que o The Independent de Londres, na Inglaterra, tem em comum com o Jornal Meio Norte de Teresina, no Piauí? Além de serem os principais jornais de suas regiões, os dois circulam no formato Berliner. Isso mesmo, o formato da edição das segundas-feiras do Jornal Meio Norte é utilizado pelos principais jornais da Europa. O Berliner, é o que existe de mais avançado em impressos no Mundo.

"A Europa inteira aderiu ao Berliner que é um formato compacto, de boa portabilidade, oferece ao leitor dinamicidade na leitura com textos mais curtos, rápidos, plasticamente atraentes, com bastante cor e o uso de recursos como ilustrações e infografia, além do melhor uso da fotografia", explica consultor de jornalismo José Osmando.

O Berliner é um formato que prioriza o leitor atual, mais exigente e que está influenciado pela televisão e sobretudo pela Internet." Esse novo leitor não se conforma com matérias longas e com o formato de um jotnal que o incomode, por exemplo, se ele está em um ônibus, um avião, na bancada de um escritório ou consultório médico", diz José Osmando.

Os grandes jornais do Mundo, sobretudo na Europa, e atuamente também nos Estados Unidos estão saindo do formato standard para o Berlinder. "Assim foi com o The Guardian, da Inglaterra. O El País, de Madrid. Le Mond, de Paris. E Correio de La Serra, da Itália. O USA Today, dos Estados Unidos. Esses jornais ao fazerem esse transporte, essa mudança, aumentaram o número de leitores e tiveram elevação de faturamento", exemplifica José Osmando.

O Jornal Meio Norte é o primeiro a inovar nesse aspecto, desde outubro, toda segunda-feira o diário é impresso no formato Berliner. O Meio Norte mostra mais uma vez sua capacidade de inovar, já tendo sido o primeiro a circular nas segundas-feiras, o primeiro a ser impresso colorido, e agora o primeiro a aderir ao formato Berliner, dinâmico e leve, encantando os leitores.

Fonte: Portal Meio Norte, www.meionorte.com