Obesidade é responsável por 19% dos casos de câncer no Brasil

A combinação de alimentação saudável com atividade física é capaz de prevenir algumas doenças

A combinação de alimentação saudável com atividade física é capaz de prevenir 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe; 60% dos tumores de esôfago e 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e constam no novo relatório Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil: Alimentação, Nutrição e Atividade Física.

Os números do Inca revelam ainda que 41% dos tumores de estômago, 34% de pâncreas e 37% do intestino grosso (colorretal) poderiam ser evitados por meio da combinação de exercícios físicos e combate à obesidade. No total, 19% de todos os cânceres poderiam ser evitados por meio dessa simples dobradinha.

O sedentarismo e o consumo de alimentos processados e ricos em sal, gorduras e açúcares tem contribuído para o aumento de peso, incidência de obesidade e o desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer, até mesmo em crianças e adolescentes.

A publicação chama a atenção para medidas simples como consumir água potável e cuidados com a higiene e conservação dos alimentos. Recomenda também investimentos em educação alimentar desde a infância e a divulgação da práticas saudáveis de consumo de alimentos e de estilo de vida no Sistema Único de Saúde (SUS), nas comunidades, escolas e empresas.

Fonte: Assessoria