Obras de sinalização deram novo aspecto às rodovias do Piauí

Governo do Estado executou obras em parceria com o Detran

É por meio da sinalização do trânsito que se orienta, adverte, informa, regula e se propõe a adequada circulação de veículos e pessoas nas vias públicas, visando à segurança e fluidez dos usuários. Pensando nisso, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), entregou, em 2015, cinco obras de sinalização em municípios do Estado.

As prioridades foram as cidades com grande fluxo de pessoas ou com alto índice de acidentes de trânsito, como Pedro II, por conta do Festival de Inverno. As obras incluem sinalização viária vertical, como a instalação de placas nas vias, e horizontal, que inclui a pintura de faixas de pedestre, advertências.

“Essa ação traz uma série de vantagens, pois ajuda no dia a dia dos cidadãos, garante mais segurança, uma melhor orientação viária e, esteticamente, deixa as cidades mais agradáveis. Somadas às campanhas de educação de trânsito, corroboram com a redução de infrações de trânsito e acidentes”, destaca o diretor do Detran, Arão Lobão.

O objetivo é desenvolver um padrão de sinalização viária para todas as cidades piauienses de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Detran também fornece todo o suporte técnico e consultoria em engenharia de Trânsito aos municípios.



Sinalização nas vias públicas
Sinalização nas vias públicas


Sinalização nas vias públicas no Piauí
Sinalização nas vias públicas no Piauí


Fonte: Ascom-PI