Obter o CNH digital é mais simples do que parece

Todos os 26 estados e o DF estão aptos a emitir a carteira de habilitação virtual

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você é uma daquelas pessoas que, ao sair de casa, esquece a carteira com os documentos, mas jamais o celular? Então prepare-se para uma notícia que vai evitar ao menos uma dor de cabeça no futuro.

Todos os 27 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, estão aptos desde o ano passado a emitir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital.

Isso significa que, na prática, os motoristas que forem parados em uma blitz sem o tradicional documento em papel, mas que já tiverem em seu celular a versão digital, poderão comprovar que estão dentro da lei e evitar qualquer punição.

A obrigatoriedade de portar a CNH (digital ou em papel) continua vigente na lei e presente no artigo 232 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Se for flagrado dirigindo sem o documento, será penalizado com multa de R$ 88,38 e 3 pontos na carteira.

Veja, a seguir, as respostas para as principais dúvidas sobre o uso da CNH digital e como providenciar a versão mais nova do documento de habilitação.

 QUALQUER PESSOA HABILITADA PODE TIRAR A CNH DIGITAL?

Sim, mas somente os que emitiram a habilitação a partir de maio de 2017 podem fazê-lo eletronicamente, pois tais documentos já possuem, em sua parte interna, um QR Code. As pessoas que tiverem carteiras de habilitação sem esse código necessitam, antes, emitir uma segunda via atualizada.

O primeiro passo para atualizar a carteira de habilitação é se cadastrar no portal de serviços do Denatran.

COMO REQUERER A CNH DIGITAL?

Após estar com a carteira em papel atualizada, já é possível gerar a versão digitalizada do documento gratuitamente em tablets ou smartphones sem a necessidade de comparecer a um posto físico do Detran.

Para isso, é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito para os sistemas Android ou iOS, efetuar o cadastro e aguardar o e-mail de confirmação.

Após a chegada do e-mail, o usuário efetua o login, escaneia o QR Code da carteira de habilitação e faz a identificação biométrica por meio da câmera do aparelho. Na sequência, o cidadão informa o número do celular, cadastra uma senha de quatro números e, a partir desse momento, fica com o documento disponível mesmo se estiver offline.

COMO BAIXO O APLICATIVO CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO?

Basta acessar as lojas para quem tem aparelhos nos sistemas iOs ou Android e fazer o download gratuitamente.

O QUE ACONTECE SE ROUBAREM MEU CELULAR COM A CNH DIGITAL NELE?

A orientação para esse tipo de incidente é o bloqueio, assim que possível, do documento. O procedimento pode ser feito por meio do site do Denatran ou pessoalmente, em qualquer posto do Detran.

Segundo o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o acesso à CNH de terceiros, no caso de roubo, é dificultado pela exigência da senha de quatro dígitos em qualquer acesso. 

PRECISO PAGAR PARA TIRAR A CNH DIGITAL?

A emissão da CNH digital é gratuita em boa parte do território brasileiro. Informe-se no Detran local para saber a situação de seu município. Na maioria dos estados, o serviço cobrado é o de atualização da CNH impressa, com QR Code, necessária para a obtenção da digital.

A CNH EM PAPEL CONTINUA VALENDO?

Sim. A versão impressa continua válida em todo o território nacional e pode ser renovada quando expirar. Não há obrigatoriedade prevista por lei para a emissão da CNH digital.

CRLV DIGITAL

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) também já existe na forma digital e tem o mesmo objetivo da CNH: Facilitar a vida dos motoristas e diminuir o número de multas para aqueles que vivem esquecendo a carteira em casa.

Ainda não são todos os estados brasileiros que disponibilizam o sistema - o Amapá, por exemplo, começou no último dia 14 -, mas o princípio é o mesmo utilizado para a emissão da CNH digital.

O proprietário do veículo precisa estar com os débitos relacionados ao carro em dia, baixar o aplicativo nas lojas oficiais e efetuar o cadastro. A validade do CRLV Digital é a mesma do documento impresso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES