Oito mil condutores tem habilitação em Timon, diz Detran

Dirigir veículo sem a habilitação devida é uma questão bastante comum em Timon

Dirigir veículo sem a habilitação devida é uma questão bastante comum em Timon, o que é comprovado através dos dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão. Embora, a frota atual de veículos seja superior a 28 mil, apenas 8.172 condutores estão devidamente habilitados.

Desse total, os motociclistas que possuem apenas a categoria A, representam 11,71%. No ranking entre os municípios maranhenses, Timon é o décimo com maior número de condutores.

Durante as ações de fiscalização no trânsito outro dado reforça a informação de que, embora seja crescente a quantidade de veículos nas ruas, a habilitação dos condutores é fator de menor preocupação entre eles.

Segundo o Detran do Maranhão, em 2012 já foram cometidas 3.403 infrações. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando passageiros sem capacete e dirigir veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir equivalem a 34% do total de infrações. De janeiro a julho de 2012, a condução sem capacete teve 623 registros; dirigir sem habilitação totalizou 564 infrações.

"Toda semana fazemos blitz em conjunto com a Polícia e ainda hoje conseguimos pegar mais de 10% dos veículos vistoriados. Em duas horas, a gente pega no mínimo 15 motos e sete carros.

Desses, a maioria, cerca de 90%, é por causa de documentação, ou do condutor ou do veículo. Já houve casos que conseguimos apreender 30 motos", explica Gualter, superintendente do DMTrans de Timon.

Fonte: Virgínia Santos