ONU confirma Michelle Bachelet como chefe dos Direitos Humanos

Secretário da ONU diz que o ódio e da desigualdade é desafio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou por aclamação nesta sexta-feira que a chilena Michelle Bachelet será a nova alta comissária de Direitos Humanos da instituição. Hoje com 66 anos, a socialista Bachelet foi torturada por agentes da ditadura de Augusto Pinochet e tornou-se a primeira mulher presidente do Chile, posto que ocupou duas vezes. A partir de 1º de setembro, ela substituirá o príncipe jordaniano Zeid Ra'ad Al Hussein, que em quatro anos no cargo entrou em choque com as principais potências globais, e em especial com os Estados Unidos de Donald Trump.

Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, Bachelet assume a pasta com desafios de peso pela frente:

— Ela assumirá o cargo em um momento muito importante para os direitos humanos: o ódio e a desigualdade aumentam. O respeito pelas leis humanitárias e os direitos humanos está diminuindo, assim como o espaço para a sociedade civil. A liberdade de imprensa está sob pressão — afirmou o chefe das Nações Unidas.

Em nome da América Latina e do Caribe, o embaixador argentino na ONU, Martín García Moritán, comemorou a escolha de Bachelet, à qual classificou como "uma mulher altamente competente para este desafiante papel", e destacou "seu compromisso, experiência e paixão".

Filha de um militar que se opôs à derrubada do presidente Salvador Allende em 1973, Bachelet foi presa e torturada em 1975, antes de partir para o exílio na Austrália e, depois, na Alemanha Oriental.

Pediatra de profissão e especialista em saúde pública, Bachelet ocupou os cargos de ministra da Saúde e da Defesa após o retorno da democracia no Chile em 1990, antes de completar dois mandatos como presidente (de 2006 a 2010 e depois de 2014 a 2018). Esteve no cargo até março último, quando, pela segunda vez, entregou o governo ao conservador Sebastián Piñera.

Ela deixou a Presidência do Chile com popularidade em torno de 40%. Durante sua última gestão, implantou um programa que incluiu uma reforma da educação, das leis trabalhistas e tributárias. Mas também enfrentou um escândalo de corrupção, protagonizado por seu filho mais velho e sua nora, condenada recentemente por fraude fiscal. Em agosto, lançou no país a fundação Horizonte Ciudadano, para promover os objetivos de desenvolvimento sustentável fixados pela ONU para 2030.

Entre 2010 e 2013, a chilena também foi a primeira diretora da ONU Mulheres, a agência das Nações Unidas que promove a igualdade de gênero. E, no ano passado, foi nomeada integrante de um grupo de alto escalão para mediação nas Nações Unidas. A equipe aconselha o secretário-geral sobre os esforços de paz da organização.

O jordaniano Zeid decidiu que não disputaria um segundo mandato de quatro anos após perder o apoio de países poderosos. Recentemente, disse que permanecer no posto no atual contexto geopolítico "implicaria implorar de joelhos".

ITAMARATY SAÚDA NOMEAÇÃO

Em nota divulgada pelo Itamaraty, o governo brasileiro saudou a aprovação do nome da ex-presidente chilena pela Assembleia Geral. "O governo brasileiro confia na capacidade de Michelle Bachelet de lidar com os desafios que se apresentam ao sistema internacional de direitos humanos e oferece seu apoio para que cumpra, com êxito, seu mandato como alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos", diz a nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES