Onyx Lorenzoni admite ter recebido dinheiro de caixa dois da JBS

Onyx disse que resolveu falar por se sentir muito incomodado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) é o primeiro político a assumir ter recebido recursos de caixa dois da JBS. Em entrevista ao jornalista André Machado, da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, ele disse que o dinheiro foi doado por uma subsidiária da empresa no Rio Grande do Sul por meio de uma pessoa da confiança dele. O parlamentar gaúcho foi citado, na delação dos irmãos Joesley e Wesley Batista, como beneficiário de R$ 100 mil repassados pelo grupo.

“Final da campanha, reta final, a gente cheio de dívidas com fornecedores, pessoas, eu usei o dinheiro. E a legislação brasileira não permite fazer a internalização desse recurso”, afirmou o gaúcho, que foi relator do projeto das Dez Medidas de Contra a Corrupção, idealizado pelo Ministério Público Federal. “Tive o cuidado de perguntar se o dinheiro era lícito, de origem limpa”, emendou.

O deputado pediu desculpas ao eleitorado gaúcho e disse que vai procurar o Ministério Público, na próxima semana, para relatar tudo o que ocorreu. “Quero pedir desculpas ao eleitor que confia em mim pelo erro cometido. Mas vou assumir lá na frente do Ministério Público e do juiz do caso. Vou reafirmar o que disse na entrevista à rádio porque, ao longo de 24 anos de vida pública, nunca mentir. Vou falar a verdade, mesmo que essa seja verdade seja dura contra mim”, afirmou. “Estou assumindo aqui como um homem tem de fazer, sem a declaração na prestação de contas. Todos os demais recursos foram 100% contabilizados. Foi apenas esse recurso”, acrescentou. Veja a entrevista à Gaúcha em vídeo:

Odebrecht, não

Onyx disse que resolveu falar por se sentir muito incomodado com a situação, mas ressaltou que jamais recebeu recursos da Odebrecht. O deputado é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) em inquérito (4.400) que apura a suspeita de repasse de R$ 175 mil para a campanha dele. “Não recebi dinheiro da Odebrecht. Aquele dinheiro é uma tentativa de armação e intimidação. Aquele dinheiro não recebi e vou provar que não recebi”, declarou.

O parlamentar, que ganhou projeção na CPI dos Correios, em 2005, como um dos sub-relatores da comissão, disse que não há qualquer indício de corrupção contra ele. “No meu caso, quero reafirmar, nem a quadrilha do Lula nem a quadrilha da Odebrecht nem a da JBS fizeram qualquer correlação com a corrupção. Inclusive o próprio relator disse isso: não houve nenhuma contrapartida, foi só para a eleição.”

Onyx afirma ainda que será candidato à reeleição na Câmara em 2014. “Vou me submeter ao julgamento dos gaúchos e das gauchas. Na minha trajetória de 24 anos nunca tive processo nunca tive nada relacionado a essa bandalheira que exite no Brasil”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES