Orquestra de Cordas e Coro Infanto-juvenil UFPI Para Todos faz inclusão com música

Orquestra de Cordas e Coro Infanto-juvenil UFPI Para Todos faz inclusão com música

O projeto atende a 80 alunos que estudam instrumentos de cordas.

Com o objetivo de levar música para crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos, o Projeto Música Para Todos firmou uma parceria com a Universidade Federal do Piauí há 7 meses criando a Orquestra de Cordas e Coro Infanto-juvenil UFPI Para Todos.

Atualmente, o projeto atende a 80 alunos que estudam instrumentos de cordas como violino, viola, violoncelo, contrabaixo e canto.

De acordo com o professor e regente da orquestra, Cássio Martins, a orquestra permite a estas crianças e adolescentes se inserirem na sociedade através da música.

“O projeto não tem a intenção de tirar as crianças da rua, mas evitar que elas fiquem nas ruas. Queremos com essa iniciativa dar a elas oportunidade de conhecerem o mundo das artes para que sejam culturalmente enriquecidas através da música de qualidade”, disse.

Os alunos que mais se destacam nas escolas que já têm o curso de flauta são convidados a participar do projeto. Na orquestra, eles aprendem desde a apresentação dos instrumentos até o regimento da orquestra. O principal objetivo do projeto é levar a música erudita e popular para estes alunos, proporcionando-lhes um aperfeiçoamento na música.

Na parceria, a Universidade Federal disponibiliza bolsas aos acadêmicos do curso de Música que trabalham como monitores, e o Projeto Música Para Todos cede o espaço físico, instrumentos e material didático aos alunos. Segundo o monitor de violino, Williame Rafael, como os alunos são assíduos às aulas, eles aprendem rápido a tocar o instrumento.

“A maioria já sabe tocar flautas e já chega aqui gostando de música. Eles se dedicam aos ensaios e estão sempre ansiosos para aprender algo novo. Essa dedicação é muito importante, pois o aproveitamento das aulas é maior”, afirmou o monitor.

“O aprendizado que estou recebendo no curso me trouxe uma vida mais alegre, conhecendo novas pessoas, interagindo, é muito bom participar dessa formação, conviver com pessoas que trabalham com música”, afirmou o aluno Bruno Soares de Oliveira, que está há três meses na orquestra.

A Orquestra de Cordas e Coro Infanto-juvenil UFPI Para Todos tem se apresentado regularmente em espaços culturais de Teresina.


Fonte: Isabel Cardoso