Outubro Rosa embeleza e conscientiza população ao câncer de mama na capital

Outubro Rosa embeleza e conscientiza população ao câncer de mama na capital

a. Estas ações fazem parte da Campanha Outubro Rosa, que acontece anualmente em todo o mundo

Teresina ficou mais rosa ontem, para sensibilizar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer de mama. Estas ações fazem parte da Campanha Outubro Rosa, que acontece anualmente em todo o mundo. Ontem, foram iluminados alguns pontos da capital como a Igreja São Benedito e a Ponte Estaiada e alguns estabelecimentos da iniciativa privada também aderiram à campanha. Neste ano, destaca-se a presença da atriz Luiza Brunet na caminhada que ocorrerá no próximo sábado.

Alertar para a problemática do câncer de uma maneira sutil que emocione as pessoas é a intenção da campanha, que mostra que mesmo com os percalços da doença, a beleza e feminilidade da mulher permanecem. Por isso, pontos turísticos têm sua beleza realçada com a luz rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.

Para este mês estão previstas outras atividades do Outubro Rosa. Amanhã (03) será trabalhada a autoestima das mulheres. Pois neste dia algumas pacientes da Fundação Maria Carvalho Santos serão encaminhadas para salões de beleza parceiros para receber um dia de beleza com direito a fazer cabelo, unhas, maquiagem, massagens, dentre outros benefícios estéticos. No dia 05, sábado, ocorrerá a caminhada, com a concentração às 7 horas na Igreja São Benedito, em direção à sede da Fundação, que fica na Rua Olavo Bilac, no bairro Ilhotas.

?No dia da autoestima a gente quer mostrar que a mulher que tem câncer de mama não perdeu a sensualidade. E a caminhada é para dar visibilidade e para chamar atenção tanto da sociedade, quanto do poder público, para esta causa que não é só da Fundação?, declara a presidente da Fundação, a advogada Ana Clara Craveiro, que ressalta que o Outubro Rosa é algo necessário em prol dos direitos das pessoas com câncer. Segundo ela, campanhas como essas contribuíram bastante para a causa, como, por exemplo, a implantação da Lei da Mamografia.

SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA - O Outubro Rosa é celebrado no mundo inteiro e está relacionado à cor do laço rosa, o símbolo da campanha. O movimento iniciou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas a respeito do câncer de mama e mamografia no mês de outubro. Assim, o congresso americano aprovou o mês de outubro como o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Desde 2006, acontecem ações do Outubro Rosa em Teresina. No Piauí, a Fundação Maria Carvalho Santos está à frente das ações do Outubro Rosa, reunindo a diretoria, voluntários e profissionais para, em conjunto, promover atividades filantrópicas na área de saúde e prevenção de doenças, em especial o câncer de mama, desde 25 de novembro de 1998. O Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, foi o primeiro ponto iluminado pela campanha no Brasil.

Fonte: Vicente de Paula