Ouvidoria do SUS Teresina realizou mais de 500 atendimentos em 2016

Na capital, apenas em janeiro de 2016, foram 529 atendimentos

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Teresina conta com serviço de Ouvidoria. O setor especializado de atendimento à população se encarrega de receber sugestões, elogios, reclamações ou denúncias relativas ao serviço prestado por estabelecimentos de saúde públicos e/ou privados conveniados ao SUS. Na capital, apenas no mês de janeiro de 2016, foram contabilizados 529 atendimentos.

No mês passado, o quantitativo registrado correspondeu aos seguintes percentuais: 75,42% foram informações relativas ao serviço prestado pelo SUS, 21,17% solicitações, 2,46% reclamações, 0,57% denúncias e 0,38% corresponderam a requerimentos.

Manoel da Silva, bibliotecário e usuário do SUS, elogia o atendimento recebido na Ouvidoria: “A Ouvidoria resolve bem as demandas daqueles que dependem do SUS. O serviço funciona e o usuário sai satisfeito com o resultado positivo. A população de Teresina só tem a ganhar”, conta.

Para João Morais, ouvidor do SUS Teresina, a procura pela Ouvidoria é resultante do bom atendimento prestado no setor: “A nossa Ouvidoria escuta, trata bem, acolhe bem e sempre dá resposta aos usuários. Então, eles próprios fazem a divulgação da existência deste setor, o que considero um fator preponderante para a procura”, destaca.

O secretário municipal de saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade, destaca o papel da Ouvidoria: “A Ouvidoria permite que os usuários do SUS interajam com os órgãos públicos, podendo encaminhar suas dúvidas, sugestões, elogios e reclamações. A interação possibilita que os gestores tomem conhecimento dos problemas apresentados e busquem soluções e, de igual modo, constatem quais os procedimentos bem sucedidos, possibilitando o aprimoramento do serviço de saúde”, afirma.

A Ouvidoria do SUS atua da seguinte maneira: a população pode ligar para os números 0800 286 2666, 3223-2132, 3223-2188 ou ir pessoalmente ao setor, localizado no prédio da Secretária Municipal de Saúde de Teresina (Av. Miguel Rosa, nº 3948, Centro/Norte) e que funciona de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 13:00h. Os funcionários responsáveis fazem o registro das informações fornecidas e realizam o encaminhamento ao setor/unidade específicos para que sejam adotadas as providências cabíveis. Durante todo esse processo, a Ouvidoria realiza ainda o acompanhamento da demanda e, posteriormente, dá retorno das solicitações aos usuários.

Fonte: Portal MN