Padre leva cultura a crianças carentes com aulas de música

O curso será gratuito, aberto para pessoas de Teresina e região a partir de oito anos de idade

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (07) DO JORNAL MEIO NORTE

Movido pelo desejo de ajudar ao próximo e de enriquecer culturalmente as crianças carentes da região do bairro Cristo Rei, o padre Pedro Maione, Sacerdote Jesuíta e um dos fundadores da Fundação Cultural Cristo Rei, levou o programa Música Para Todos até a comunidade do bairro da zona Sul de Teresina. Serão ministradas aulas de música nos períodos manhã e tarde para todas as pessoas interessadas. O curso será gratuito, aberto para pessoas de Teresina e região a partir de oito anos de idade. O primeiro instrumento utilizado será a flauta doce e as aulas acontecerão na sede da fundação cultural. Com a iniciativa, o padre Maione tem a intenção de montar uma orquestra sinfônica.

As primeiras aulas serão de teoria musical e flauta doce com a oferta de 400 vagas, mas o projeto tende a se expandir à medida que as primeiras turmas avançarem de nível. Nascido na Itália, o padre Pedro Maione se deparou com um cenário de pobreza e descaso quando chegou em Teresina no ano de 1964. Observando de perto o progresso da capital piauiense, percebeu que poderia fazer algo a mais pelas pessoas da paróquia do Cristo Rei e por toda a cidade. "Quando cheguei, tive uma séria impressão da cidade. Nunca tinha visto uma casa de palha e fiquei chocado com o fato da cidade não ter sequer uma rua asfaltada. Como primeiro pároco da região, senti que precisava fazer algo por estas pessoas", lembra.

Tendo percorrido várias partes do mundo, padre Maione afirma que a população do Nordeste brasileiro não precisa se sentir inferiorizado em relação ao chamado Primeiro Mundo, pois as pessoas tem as mesmas capacidades. "Tudo o que é feito lá pode ser feito aqui e até com melhor qualidade. As crianças daqui possuem a mesma inteligência e fazem as mesmas perguntas que as crianças de lá, falta apenas um suporte cultural maior. Daí a iniciativa de criar a Fundação Cultural Cristo Rei, que já ministra aulas de reforço escolar e informática. Agora também disponibilizará aulas de música para todas as pessoas interessadas, sejam do bairro, de Teresina, Timon ou outros municípios", destaca o padre.

Repórter: Olelgário Borges

Fonte: Olegário Borges