SEÇÕES

Papa excomunga padre brasileiro por abuso sexual de freiras

Papa Francisco expulsou o goiano Jean Rogers Rodrigo de Sousa

Padre é acusado de abuso sexual. | Reprodução Redes Sociais / Ansa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi excomungado nesta quarta-feira (20) o padre Jean Rogers Rodrigo de Sousa, o popular Padre José Maria. Ele é suspeito de ter cometido abuso sexual contra ex-noviças e ex-freiras durante o sacerdócio. O padre foi excomungado pessoalmente pelo Papa Francisco, no Vaticano. 

O padre perde o direito de exercer a vocação de padre após ser acusado de molestar sexualmente 11 mulheres de uma organização fundada por Jean Rogers, a Fraternidade Arca de Maria. Embora o ex-sacerdote não tenha mais liação com a insituição, o clero máximo oprtou por encerrar a carreira do padre goiano. Esta é a punição mais severa a um membro da igreja.

O padre passou por uma investigação canônica, mas antes foi transferido para o Paraguai.

Em comunicado, o monsenhor Guillermo Steckling, responsável pela Diocese de Ciudad del Este, afirma que o sacerdote "foi dispensado de suas obrigações clericais" pelo Pontífice. Sousa já havia sido suspenso de cerimônias e proibido de usar seu hábito até o fim da investigação. Em setembro passado, em entrevista à "Folha de S. Paulo", ele negou as acusações e afirmou ser alvo de calúnia. A decisão foi tomada em um momento em que Jorge Bergoglio debate no Vaticano os casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero que têm abalado a Igreja Católica nos últimos meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos