Papa Francisco recebe arte santeira feita por artista piauiense

Mestre Costinha caracteriza esse fato como uma grande honra.

Image title


A arte santeira esculpida pelas mãos dos nossos talentosos mestres é considerada um dos maiores símbolos e patrimônio cultural do Estado do Piauí. Os trabalhos feitos pelos artistas santeiros locais têm ganhado cada vez mais destaque mundo a fora.

Dessa vez o destaque foi uma peça em madeira entalhada pelo mestre Costinha, que teve uma imagem de São Francisco entregue ao papa Francisco. A peça, um presente exclusivo ao papa, foi entregue no Vaticano pelo ex-arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, que atualmente preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Mestre Costinha caracteriza esse fato como uma grande honra. “Fiz essa peça especialmente para o papa Francisco. Para mim é uma grande maravilha, uma honra muito grande mesmo. É um reconhecimento do meu trabalho”, disse.

A entrega da peça produzida por mestre Costinha se deu através de uma articulação da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) a pedido da CNBB e da igreja católica local. A Semest é o órgão que vem buscando dar incentivo para a arte santeira em Teresina.

Para o gestor da Semest, Olavo Braz, esse momento representa a consagração da nossa arte santeira. “Nem Leonardo da Vinci conseguiu ter uma peça beijada por um papa. É a consagração total da arte santeira do Piauí”, pontua o secretário.

Fonte: Assessoria