Papa Francisco trocará "papamóvel" por jipe em visita ao Rio

O papa Francisco abriu mão do tradicional "papamóvel" para circular pela orla da zona sul do Rio de Janeiro no dia 25 de julho, na JMJ.

O papa Francisco abriu mão do tradicional "papamóvel" para circular pela orla da zona sul do Rio de Janeiro no dia 25 de julho, quando terá contato com fiéis durante a Jornada Mundial da Juventude, informou assessoria do evento na sexta-feira.

O papa fará o deslocamento com o jipe que vem utilizando para percorrer a praça São Pedro, no Vaticano. "O papa quer um contato mais próximo com os fiéis, por isso optou pelo jipe", disse um porta-voz.

A Jornada Mundial da Juventude vai acontecer de 23 a 28 de julho e será a primeira viagem internacional do papa argentino, que substituiu Bento 16 em março.

Os deslocamentos mais longos do papa Francisco podem ser feitos por comboios ou com helicópteros das Forças Armadas.

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Fonte: Terra