Para começar bem 2013 vale apostar nas simpatias

Para começar bem 2013 vale apostar nas simpatias

Na virada do ano é importante realizar uma série de rituais para que o ano seguinte seja de sorte e sucesso.

Amor, sucesso, dinheiro e paz são algumas das coisas mais desejadas para o ano seguinte, na data do réveillon.

Para alcançá-las são várias as superstições, simpatias, ritos e costumes seguidos pelos supersticiosos. Se acreditam ou não que seus desejos serão alcançados, a maioria das pessoas apostam na ideia de que pensamentos positivos nunca são demais.

A administradora de empresas, Francisca Lima, conta que no réveillon ela tem algumas restrições em relação à comida e busca sempre usar uma roupa de cor que traga energias positivas. ?Eu não como aves, pois desde criança minha mãe me ensinou que elas atraem atraso para os nossos projetos futuros.

Além disso, busco sempre usar roupas de cor que eu sei que atrairá boas energias para os meus planos para o ano seguinte. Não abro mão também de uma peça branca, para ter paz o ano inteiro?, disse.

Dentre os ritos mais comuns pode-se destacar o consumo de lentilha, para trazer sorte. Segundo a crença, como ela é um alimento que cresce, faz a pessoa crescer também. Uma das simpatias mais comuns feitas no Ano Novo para atrair dinheiro é a da romã. A pessoa deve chupar sete sementes na noite de Réveillon, embrulhar todas num papel e guardar o pacotinho na carteira para ter dinheiro o ano inteiro.

Para quem vai para à praia, pular as sete ondinhas já é regra. A funcionária pública Karen Damasceno conta que acredita que o mar pode atrair coisas boas e afastar as ruins, por isso não deixa de seguir a tradição que já segue há anos.

?Sempre pulo as sete ondinhas e faço questão disso. Além disso, uso sempre roupas brancas e como três uvas. Dizem que atrai energias positivas?, pontuou.

Há ainda os três pulinhos com uma taça de champanhe na mão, sem derramar nenhuma gota, jogando depois todo o champanhe para trás, para deixar tudo o que for ruim no passado. Há quem aposte ainda em uma boa faxina em sua casa.

No dia 31, faça uma boa limpeza na casa, varrendo-a de trás para frente. Coloque para fora todo lixo, objetos quebrados e lâmpadas queimadas. As roupas não devem ser guardadas pelo lado avesso. Para evitar energias ruins, muitas pessoas lavam os batentes das portas com sal grosso e água e borrifam água benta nos quatro cantos da casa.

Aumenta venda de uva e romã

As vendas de alguns ingredientes necessários para a realização dos ritos e simpatias de final de ano já dispararam em Teresina. Isso é prova de que os teresinenses acreditam que energias positivas no momento da virada do ano poderão atrair coisas boas para 2013. Na Ceapi, a uva e a romã são os mais procurados.


Para começar bem 2013 vale apostar nas simpatias

Por uma questão mais estética do que supersticiosa, lichia, ameixa, cereja, figo e pêssego também são alvos nesta época. O auxiliar agrícola da Ceapi, João Cícero Lima, diz que é comum que as pessoas procurarem estas frutas para enfeitar a mesa da ceia de ano novo, principalmente as vermelhas.

Ele lembra também que a lichia e a cereja são colhidas apenas nesta época do ano, o que também aumenta a procura dos consumidores.

A fruta é cheia de sementes, razão pela qual é muito associada à prosperidade, fartura e fertilidade. Uma das simpatias mais recorrentes envolvendo esta fruta diz que é preciso segurar três sementes nos dentes à meia-noite.

Estas sementes devem ser secas posteriormente e envoltas em papel branco, para que enfim sejam guardadas durante todo o ano seguinte.

As preferidas pelos supersticiosos são aquelas com semente, e simbolizam boa sorte para os próximos meses.

A simpatia mais comum envolve 12 uvas, uma para cada mês do ano seguinte. Elas devem ser ingeridas uma seguida da outra, cada uma com referência a um desejo diferente.

As sementes devem ser guardadas juntas, de preferência na carteira se o objetivo for ganhar mais dinheiro. Algumas pessoas optam por sete uvas, ou outro número que lhes traga sorte.

Fonte: Pollyanna Carvalho