Parada da Diversidade reúne multidão na Ponte Estaiada em Teresina

Reunindo milhares de pessoas no final de semana a Parada da Diversidade aconteceu mais uma vez na Avenida Marechal Castelo Branco. Com foco no combate à homofobia, o slogan deste ano foi centrado

Parada da Diversidade | Kelson Fontinele
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 13ª edição da Parada da Diversidade reuniu, no último domingo (14), uma multidão na Avenida Raul Lopes. O evento começou no início da noite, com concentração na Ponte Estaiada, e finalizou, a exemplo de anos anteriores, com uma atração nacional. Neste ano, quem comandou o Show da Diversidade foi a cantora Rita Beneditto.

A coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana, afirmou que o evento não é uma forma de combater apenas a homofobia, mas qualquer tipo de intolerância, seja religiosa, sexual, de cor, ou qualquer outra. “Nós não olhamos apenas para o nosso próprio umbigo, mas priorizamos o combate a qualquer tipo de preconceito. A nossa parada é da diversidade, então não tem como ser diferente”, afirmou.

E foi pensando nisso que a assistente social Lorena Madeira foi ao evento, na noite de ontem, com o seu marido e seu filho de dois anos de idade. “Levei meu filho de dois anos e o outro que ainda está na barriga. Eventos como esses servem para chamar a atenção para a importância de se combater a homofobia e nada melhor do que ensinar dando exemplo. Assim ele aprende a conviver com a diversidade e vai se acostumando desde pequeno”, disse.

Já a estudante Cintia Maria Viana juntou um grupo de amigos, fez camisa para padronizar o grupo, e foi para a avenida se divertir e dizer não ao preconceito. “O preconceito e a discriminação aqui em Teresina ainda são muito fortes e precisam ser combatidos todos os dias. Essa é uma ótima oportunidade de unir todos, em torno dessa festa bonita”, afirmou.

O evento este ano foi um pouco diferente de anos anteriores, pois não teve o percurso. O palco do show principal foi montado no estacionamento da Ponte Estaiada e todo o evento aconteceu no local. Antes da apresentação de Rita Benedito, a Parada da Diversidade contou ainda com um DJ, apresentação de grupo de dança afro e performance de drag kings. 

“A Parada da Diversidade este ano foi cheia de atrações, temos o show Tecnomacumba da Rita Beneditto, que estourou em nível nacional e ainda estas outras atrações que agradaram bastante os teresinenses”, pontuou Carmem Lúcia Ribeiro, do Matizes. A Parada da Diversidade fez parte da programação da 10ª Semana do Orgulho de Ser, que teve início no dia 10 desse mês e vai até o dia 17.

PM e segurança particular garantiram a tranquilidade 

A segurança foi reforçada para manter a tranquilidade do evento, durante as várias horas de festa. A Polícia Militar colocou 70 homens na avenida e o Grupo Matizes contratou ainda 30 seguranças particulares. Marinalva explica que essa foi uma forma de prevenir qualquer eventualidade, apesar de o evento não ter histórico de violência. 

“Eventos anteriores mostram que a Parada da Diversidade é uma festa tranquila, mas, por precaução, nós quisemos reforçar a segurança. Além dos homens da PM e da segurança particular, nós tivemos ainda uma unidade da Polícia Civil”, disse. Já a segurança no trânsito foi feita pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), que disponibilizou agentes para organizar o trânsito e orientar os condutores sobre a utilização de vias próximas ao Complexo Turístico da Ponte Estaiada.










Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES