Parceria vai levar riquezas culturais do Piauí às escolas estaduais

Assunto foi tratado em encontro dos secretários

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levar as riquezas culturais do Piauí para dentro das salas de aula. Essa é uma das ações que a Secretaria Estadual da Cultura pretende colocar em prática, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação. As duas secretarias vão firmar um Termo de Cooperação Técnica para garantir a implantação desse e de outros projetos culturais nas escolas da rede pública estadual.

“A ideia é trabalhar todo o potencial que a Secretaria da Cultura tem hoje, com as escolas de música, de dança e de teatro, envolvendo a educação. Potencializar também o Pronatec dentro das escolas com educação e cultura, como por exemplo, com bolsas para os alunos da Escola de Rabecas em Bom Jesus”, destaca o secretário estadual da Cultura, Fábio Novo, que esteve reunido, nessa quarta-feira (29), com o secretário estadual da Educação, em exercício, Hélder Jacobina.

Uma das propostas do secretário estadual da Cultura é juntar o potencial da rede de Pontos de Cultura com a educação. No Piauí, há pelo menos 80 pontos de cultura que promovem atividades culturais e oficinas em todo o estado. A parceria visa levar os alunos da rede estadual a esses pontos e promover atividades culturais como cinema, teatro, música e as diversas expressões culturais como atividade complementar.

Os primeiros projetos a serem desenvolvidos em conjunto são relacionados às escolas de rabeca, de sanfonas e de bandolins. Esses instrumentos são expressões culturais do estado e serão fortalecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), beneficiando os alunos da rede pública estadual.

Helder Jacobina afirmou que o Termo de Cooperação Técnica entre as secretarias será relevante na definição de demandas culturais nas escolas estaduais. “É preciso angariar recursos e melhorar o atendimento nas escolas. Nós vamos aprimorar através do Pronatec e do Mais Educação, os Pontos de Cultura existentes e os que possam surgir”, destacou o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES