Parque Zoobotânico comemora Dia da Criança em Teresina

A programação especial segue até o dia 12 de outubro

Diversão, gargalhadas e muitas brincadeiras. Tudo isso é garantido ao público infantil que visitar ao Parque Zoobotânico, zona Leste de Teresina, durante a semana do Dia da Criança, que teve início na manhã da quarta- feira, 07. Só no primeiro dia de atividades passaram pelo Parque mais de três mil crianças em ônibus. A programação especial segue até o dia 12 de outubro.

Com tema “Criança no Parque”, a abertura do evento foi voltada às crianças com necessidades especiais de escolas públicas estaduais e municipais, e ainda de entidades com atendimento especializado. Havia pula-pula, tirolesa, show de palhaço no palco, distribuição de lanches, brindes e passeio no próprio Parque, com o intuito de visitar os animais e conhecer as plantas da região. As crianças estavam de fato encantadas, por poder compartilhar com pais ou responsáveis momentos de alegria.

Não bastou muito para que Antônia Ariane, mãe de Francisco das Chagas, de 12 anos, pudesse se emocionar ao ver o filho, que tem paralisia cerebral, encantado e risonho, por visitar pela primeira vez o Parque Zoobotânico. Para ela, Francisco das Chagas representa o maior presente de sua vida.

Image title

“Meu filho está muito animado e isso me emociona muito. Ele é muito ativo e se empolgou demais quando viu o leão. Não quis nem sair de perto. Independente de qualquer problema que ele tenha, ele é meu maior presente e não me canso de procurar um sorriso no rosto dele”, fala a mãe, com os olhos marejados.

Parque terá novos espaços inaugurados

Atualmente, o Parque Zoobotânico de Teresina conta com 190 animais e 80 espécies de vegetais e muitas pessoas passam por lá, diariamente. Com o intuito de proporcionar mais espaços de lazer aos visitantes, está previsto para o próximo mês a inauguração de novas áreas, dentre elas, a pista de ciclismo, a horta comunitária e Leszy Parque.

Para Renato Uchôa, diretor do Parque Zoobotânico, as crianças se encantam ao ter contato com os animais e as plantas na área. “Essa semana é só para crianças, que sempre ficam encantadas com a diversidade que temos na nossa flora e fauna. Não tem preço ver a alegria delas”, ressalta.

O diretor do Parque destaca ainda que haverá novidades de lazer no espaço. “Em breve teremos novas novidades no espaço, como Leszy Parque, a pista de ciclismo, haverá placas informativas, horta comunitária, trilha das árvores e até academia popular”, garante.

50 mil crianças devem passar pelo parque

A programação para o público infantil “Criança no Parque”, realizada no Parque Zoobotânico, tem sido organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do Piauí, juntamente com a direção do Parque. A expectativa é que até o dia 12 de outubro, último dia da programação, 50 mil crianças participem das atividades. É o que estima o secretário da Semar, Ziza Carvalho.

“É uma tradição, procuramos realizar todos os anos no Zoobotânico. Nosso foco são crianças de escolas públicas.

Promovemos atividades para que estas tenham acesso à natureza e brincadeiras no Parque. Misturamos atividades educativas com lúdicas. Tudo que criança gosta”, pontua.

Fonte: Lindalva Miranda e Márcia Gabriele