Integrantes pegam credencial para Corso 2014 em Teresina

Integrantes pegam credencial para Corso 2014 em Teresina

O uso da credencial e numeração no veículo no dia do Corso será obrigatório para os participantes

Já está tudo pronto para o Corso de Teresina 2014, que acontece no próximo sábado (22). Durante todo o dia de ontem foliões foram até a Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC) para pegar as credenciais e numeração dos veículos, para garantir sua participação na maior festa popular de Teresina.

Ciro Brandão é um dos brincantes que garantiram, ainda na manhã de ontem, a sua credencial. Ele conta que o seu caminhão vai para a avenida com a temática Copa do Mundo e promete levar irreverência à festa. Ele e um grupo de amigos irão vestidos de jogadores de futebol, em um caminhão todo em verde e amarelo, denominado Os Pinguços.

?Nós vamos aproveitar o clima de copa que já toma conta do país. Assim já aproveitamos também o figurino para torcer pelo Brasil em junho?, explica.

O uso da credencial e numeração no veículo no dia do Corso será obrigatório para os participantes. Para garantir que ninguém ficará sem a sua, a FCMC aumentou o seu horário de funcionamento para facilitar a vida dos brincantes. O local ficou aberto das 07h30 às 17h. A entrega teve início na última sexta-feira.

Além disso, o presidente da FMCMC, Lázaro do Piauí, diz que já está tudo pronto para garantir a legria e segurança do folião durante o Corso de Teresina 2014. ?Nossa maior preocupação é com a fluidez do trânsito, durante o percurso, e a segurança dos brincantes.

Este ano nós aumentamos o percurso e diminuímos o número de carros. Em 2013 eram cerca de 470 caminhões e mais outros veículos, que somavam cerca de 890 carros na avenida. Este ano serão só os caminhões e eles somam apenas 420?, disse Lázaro.

A concentração do Corso esta marcada para as 15h, a partir do início da Avenida Marechal Castelo Branco, no balão próximo ao CFAPI. Desse ponto o Corso segue pela avenida até o balão em que a Marechal cruza com a Avenida Duque de Caxias. Nesse local é encerrado o espaço de concentração e começa o percurso oficial do Corso.

Ele segue pela Avenida Duque de Caxias, retorna pela Avenida Petrônio Portela, atravessando a Ponte da Primavera e prosseguindo pela Avenida Raul Lopes. O trajeto percorrerá também toda a avenida Cajuína, acabando no balão de acesso à Ponte Wall Ferraz, onde será a dispersão. Ao todo serão cerca de 12 km de percurso.

Mil policiais farão a segurança dos foliões

Este ano o evento terá um reforço bem maior na segurança e contará com mil policiais militares e mais 300 seguranças particulares. Lázaro afirma que a segurança não pode deixar de ser um dos focos da organização de um evento com essa grandiosidade.

"Não adianta cuidar do resto e esquecer a segurança, pois não tem como manter a alegria de uma festa se há insegurança dos brincantes", pontuou.

Os mil policiais serão divididos em dois turnos. O esquema vai contar com 100 motocicletas, 210 HTs, 02 ônibus e 04 viaturas, sendo que o policiamento será feito da concentração à dispersão, com policiais a pé, a cavalo e motorizados, além do acompanhamento aéreo. Todos os grupamentos e batalhões da PM estarão envolvidos na estrutura, incluindo o policiamento de trânsito.

Este ano, a segurança, segundo Lázaro, será maior do que em 2013. "Nós queremos continuar sendo o maior Corso do mundo, mas também queremos ser o mais alegre", disse o presidente da FCMC. Além dos policiais e seguranças particulares, o evento contará ainda com Bombeiros e ambulâncias do Samu.

Fonte: Pollyana Carvalho