Passageiros reclamam de parada de ônibus na zona rural de Teresina

Lotada e sem proteção do sol forte que assola a capital neste período do ano, a parada de ônibus dos passageiros que moram na zona rural é alvo constante de reclamações

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É sob o sol forte e o calor escaldante da cidade de Teresina que as pessoas vindas da zona rural e de municípios próximos esperam o ônibus para retornar à casa.

O número de passageiros é maior que o tamanho da parada instalada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), fazendo com que muitos disputem os espaços das sombras de árvores e marquises no local.

A situação está se tornando cada vez mais insuportável por conta das altas temperaturas registradas na capital é o que afirma o garçom José de Jesus Carvalho, ao procurar uma sombra para esperar o ônibus para a cidade de União.

“Nós não aguentamos mais, sempre foi assim, essa parada que colocaram há uns dois anos não dá para quem quer, cabe no máximo umas cinco pessoas embaixo.

Os outros têm que procurar um pedaço de sombra para se proteger do sol ou mesmo abrir a sombrinha ou nessas barraquinhas que os ambulantes vendem água”, reclama.

O garçom ainda fala sobre as péssimas condições dos ônibus que realizam o trajeto superlotados, além de os horários das linhas intermunicipais serem muito longas o que faz a espera ser demorada.

“Nós temos que esperar muito aqui e quando entramos nos ônibus também não tem conforto, vai lotado, com pessoas em pé. Além dos veículos não estarem em condições de servirem de transporte, pois estão muito velhos e o preço da passagem ainda é muito alto para viajar sem conforto algum”, completa José.

Em busca de tratamento médico na capital, o lavrador da zona rural, Francisco Pereira da Silva não pode ficar esperando o transporte no sol, nem permanecer muito tempo em pé por causa do tratamento médico que está fazendo, mas por conta das condições das paradas de ônibus fica impossível seguir as recomendações feitas pelos médicos.

“Eu venho de Lagoa Alegre apenas fazer esse tratamento e tenho que ficar nessas condições esperando o ônibus. É desumano fazer isso com qualquer pessoa, imagine quem está doente e fazendo um tratamento forte. Isso não é justo, algo deve ser feito”, declara.

Em nenhum ponto de ônibus em Teresina tem condições de receber a quantidade de passageiros vindos dos municípios e povoados próximos. Nos horários de pico ocorre na parte da tarde e à noite quando as pessoas terminam a visita às clinicas médicas, compras no centro, saem da faculdade e do trabalho e têm que voltar para casa.

As paradas mais lotadas ficam localizadas na Avenida Miguel Rosa, perto da Estação do Metrô e na Avenida Frei Serafim, onde não há locais adequados para acomodar as pessoas que esperam o transporte. Também há reclamações de que os locais não possuem segurança à noite e que alagam quando chove.

Procurada pelo Jornal Meio Norte, a STRANS informou reconhecer que as paradas de ônibus instaladas são insuficientes para comportar a quantidade de passageiros que esperam o transporte diariamente, por isso, há um projeto que está sendo finalizado que dará mais conforto a essas pessoas.

Ainda segundo a Superintendência, o projeto será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEMDUH) e tem previsão para ser entregue até o final do ano.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES