Penitenciária Feminina de Teresina inaugura brinquedoteca

As detentas ficaram emocionadas e podem brincar com os filhos

A Penitenciária Feminina de Teresina recebeu, ontem, uma brinquedoteca, em alusão ao Dia das Crianças. Acompanhados da visita dos filhos e familiares, as detentas receberam a novidade com um sorriso no rosto, e muito emocionadas de poderem brincar com os filhos e presenteá-los na véspera da data em homenagem aos pequenos.

O dia foi repleto de atividades lúdicas, pintura de rosto, futebol de botão e brincadeiras com um palhaço. Tanto os filhos quanto as presas puderam ter um momento de descontração familiar. Elidiante Maria, de 38 anos, que cumpre pena no local, estava feliz com a filha no colo. “Para mim a brinquedoteca é um sonho realizado. Desde quando eu cheguei aqui, eu tinha a vontade de ter um espaço como esse para aproveitar os momentos com a minha filha. Aqui eles vão ter contato com os brinquedos, a leitura e um contato melhor com nós, que somos mães”, avalia.

“Essa ação faz parte de uma iniciativa maior da Secretaria de Justiça, que é o Projeto Acolher. No caso da Penitenciária Feminina, nós temos mulheres, e boa parte delas são mães. Aproveitamos essa data para fazer com que elas tenham a oportunidade de dar um presente para os filhos. Isso toca bastante o emocional delas”, explica Socorro Godinho, gerente da penitenciária. A implantação da brinquedoteca aconteceu por iniciativa do corpo de assistentes sociais da Penitenciária Feminina.

A ideia é ressocializar através do contato familiar, mudando condutas e realidades familiares. “Quando há o fortalecimento dos vínculos familiares, com um ambiente adequado para recepcionar as crianças, há um grande ganho para elas”, conclui Massia Manuelle, professora e assistente social.


Image title

Image title

Image title

Fonte: Jornla MN